para o ganho de peso

comportamentos
à mesa que contribuem

11

Você pode idolatrar sua mãe, avó ou quem for – e reconhecer seus dotes gastronômicos – por outros meios que não voltar à panela para um repeteco. Mas, claro, se a lasanha de domingo ficou irresistível, pegue mais um pouquinho sem culpa. 

REPETIR PARA AGRADAR

USAR PRATOS IMENSOS

A mesma porção de arroz e feijão, em uma louça larga e funda, parece menor do que se fosse despejada numa rasa e de tamanho médio. 

Petiscos saudáveis, diga-se. Além de aplacar a fome à tarde sem agregar muitas calorias, eles ajudam a contornar imprevistos que o impeçam de seguir seu planejamento alimentar. 

FALTA DE PETISCOS

Tem que consiga manter a moderação no almoço. Só que, no fim do dia, quando bate o cansaço, há maior risco de desistir do regime e supercompensar no jantar.

PULAR REFEIÇÕES, COMO O CAFÉ DA MANHÃ

Passar batido pelo café (ou outra refeição) ainda ativa o modo poupador do organismo. O metabolismo acredita estar em uma situação de privação e, aí, diminui seu ritmo.

APOSTAR NO JEJUM

Não custa reforçar que refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas também engordam. Como evitar o abuso? Colocando uma menor quantidade no copo.

ENCHER O COPO TODO

Faz bem quem cria o próprio menu – entre outras vantagens, o hábito estimula o uso de itens frescos. Mas certos ingredientes engordam se acrescentados sem parcimônia, como farinha e manteiga.

ACREDITAR QUE A COMIDA CASEIRA É SEMPRE LEVE

Suco não é água, não… Os profissionais entoam em uníssono que mastigar uma fruta é, para o corpo, diferente de bebê-la. Ao bater a polpa, as fibras, que geram saciedade, vão embora e cedem espaço para a frutose, um tipo de açúcar. 

PENSAR QUE SUCO É ÁGUA

DOCE NA BANDEJA

Em restaurantes por quilo, os doces surgem antes das opções salgadas. Mas resista ao ímpeto de pegar um!  Após algumas garfadas do prato principal, você verá que, muitas vezes, a fissura por açúcar vai desaparecer.

Pão com manteiga não é lá o grande motivo de ir a um restaurante, né? A não ser que os petiscos sejam a especialidade da casa, reserve as calorias para o que de fato vale a pena. 

ACEITAR O COUVERT

IGNORAR O CARDÁPIO

Antes de pedir a porção de batata-frita, dê uma olhada no menu. Não fazer isso é, em suma, desperdiçar a oportunidade de encontrar alternativas gostosas e menos calóricas.

Veja essa e outras matérias em

saude.abril.com.br