Fatores que prejudicam
a saúde da 

PELE

Quem abusa paga o preço. Os raios solares danificam as fibras de colágeno, destroem paredes de vasos, alteram a pigmentação etc. Tem que passar o protetor.

Excesso de sol

Ilustração: O. Silva

Na pele, os poluentes geram um boom de radicais livres, moléculas que lesam as células. O jeito é limpar bem e usar produtos com antioxidantes.

Poluição

Foto: Dulla

Alimentos que elevam
a glicemia induzem
o processo de glicação.
Ele interfere na renovação celular e na produção de colágeno na pele. Uma dieta equilibrada é essencial.

Abuso de açúcar

Foto: Tomás Arthuzzi

A nicotina do cigarro atrapalha a produção natural de colágeno na pele e danifica as células. Fora que o biquinho feito ao fumar causa, com os anos, linhas ao redor da boca.

Tabagismo

Foto: Alex Silva

O descanso inadequado desregula nossos hormônios. E alguns deles são fundamentais para auxiliar na recuperação da pele após danos ocasionados por fatores externos.

Falta de sono

Uma limpeza caprichada prepara o rosto para receber os ativos de tratamento, como ácidos. Utilize água e sabonete próprio para o seu tipo de pele. 

Higiene diária inadequada

Foto: Jacob Lund/iStock

O nervosismo constante também induz a produção dos temidos radicais livres, afetando o bom fornecimento de colágeno. Mais uma razão para colocar cremes antioxidantes na prateleira. 

Estresse

Sabe a luz emitida por celulares, tablets e computadores? Especula-se que ela também prejudique a cútis. O protetor solar com cor pelo visto é a pedida certa para barrá-la. 

Luz artificial

Além de evitar esses fatores, há um arsenal
de produtos e recursos tecnológicos voltados
a manter a pele saudável. Um dermatologista pode auxiliar em todas as etapas dos cuidados.

Recado final

saude.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em