Você já deve ter ouvido que o vinagre de maçã poderia ser a solução ideal para os seus problemas. O produto é sucesso nas redes sociais e já faz parte do cotidiano de celebridades, como Jennifer Aniston, Victoria Beckham e Megan Fox.
Obtido a partir de dois processos de fermentação — um alcoólico e outro acético — do suco de maçã, a substância é apontada como uma possível aliada para a saúde em diversas frentes, da perda de peso ao controle da anemia.
Contudo, é preciso se atentar aos riscos e às contraindicações de seu consumo, bem como às limitações do uso do vinagre para fins terapêuticos.
+Leia também: 6 tipos de vinagre e seus benefícios para a saúde
Quais são os benefícios do vinagre de maçã?
Além do ácido acético, o alimento possui componentes essenciais para o funcionamento do organismo, entre eles potássio, aminoácidos e antioxidantes. Alvo de pesquisas ao redor do mundo, o vinagre de maçã é investigado por seu potencial para:
- O controle dos níveis de açúcar: estudos mostram que a presença de ácido acético em sua composição reduziria os níveis de açúcar no sangue após as refeições, aprimorando a sensibilidade à insulina.
- O emagrecimento: uma das propriedades do vinagre de maçã em estudos é o aumento da saciedade. Por si só, ele não faz perder peso, mas ajudaria quem tenta comer menos.
- A prevenção de problemas cardiovasculares: os efeitos anti-inflamatórios, associados à capacidade antioxidante do vinagre, podem propiciar a melhora da saúde arterial e dos níveis de colesterol.
- A prevenção à anemia: além de corroborar para a produção de células sanguíneas, a substância poderia auxiliar na absorção de ferro pelo organismo.
Mas é bom lembrar que ainda não há provas robustas sobre nenhum desses benefícios. Portanto, é cedo para considerar o vinagre um remédio.
Por fim, estão sendo realizados estudos para entender os benefícios do vinagre de maçã para o aumento da imunidade, a proteção do fígado e o fornecimento de energia aos músculos.
+ Leia também: Vinagre: tempero ou remédio
Como inserir o vinagre de maçã na sua rotina
Seja para temperar saladas, enriquecer o sabor dos molhos ou preparar conservas, o vinagre de maçã – especialmente, na versão orgânica – é um curinga na cozinha.
Além de incrementar receitas, o produto pode ser usado para trazer mais crocância a legumes refogados ou, até mesmo, para preparar massas de pães e bolos.
A dose média recomendada para consumo diário é de 1 a 2 colheres de sopa do líquido, que geralmente é adicionado a outros alimentos.
Riscos e cuidados com o uso do vinagre de maçã
Em excesso, o vinagre de maçã pode aumentar a acidez estomacal, desencadeando reações adversas, como dificuldade de digestão, perda da densidade muscular, queimação na garganta e desgaste do esmalte dentário.
Há ainda casos em que incorporar o produto à dieta não é nem sequer uma opção.
A ingestão do líquido deve ser evitada por pessoas que possuam problemas estomacais, como gastrite e refluxo, ou alergias a alguma das substâncias de sua composição. Portanto, antes de usufruir dos seus possíveis benefícios, entre em contato com o seu médico ou nutricionista, especialmente se você tem histórico de alguma dessas condições.