Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Uvaia: fruta brasileira tem 4 vezes mais vitamina C que a laranja

Conheça a uvaia, frutinha nativa da Mata Atlântica que é uma gigante para a saúde

Por Maurício Brum
23 abr 2025, 16h54
uvaia-fruta-alimento-vitamina
Frutinha é frágil, o que dificulta produção comercial (Domínio público/Reprodução)
Continua após publicidade

Ela não é muito conhecida, mas bem que merece mais fama: a uvaia, uma frutinha cítrica que cresce naturalmente na Mata Atlântica, geralmente só é consumida por quem vive perto dos lugares onde ela aparece.

Até quem faz uma trilha pelo mato fica com um pé atrás na hora de consumi-la, temendo comer algo impróprio para humanos, especialmente porque o gosto é bem azedo.

Não é à toa: o termo indígena que batizou a uvaia faz menção justamente ao azedume. Mas não precisa se assustar: essa fruta pequena, redonda e amarelada é segura e rica em benefícios para a saúde.

Benefícios da uvaia

Como você leu no título desse texto, um dos maiores atrativos por trás da uvaia é sua concentração de vitamina C, bem maior do que em um cítrico famoso por esse nutriente – caso da laranja. Claro que, como a frutinha é pequena, é preciso consumir um pouco mais, mas ela é “mais eficiente” por ter quatro vezes a quantidade de vitamina quando comparada ao mesmo volume de laranja.

+Leia também: Além da laranja: 10 alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e tem potencial antioxidante, o que atua na redução de riscos de desenvolver doenças associadas ao envelhecimento e questões de saúde crônicas, ao combater os radicais livres e o estresse oxidativo. Ela também é aliada da saúde da pele.

Continua após a publicidade

A uvaia ainda conta com bons níveis de vitamina A, tradicionalmente associada à saúde ocular. Assim como a vitamina C, a A também conta com propriedades anti-inflamatórias, outro atrativo de inserir a frutinha na dieta.

Como utilizar a uvaia

Os frutos da uvaia são muito sensíveis e estragam com facilidade, o que torna difícil sua produção em escala comercial. Em vez disso, é mais comum encontrá-la na própria natureza ou através do plantio para uso pessoal, em pomares e quintais.

Como ocorre com outras frutas cítricas, a melhor maneira de aproveitar o máximo de benefícios é pelo consumo in natura, que preserva os nutrientes. O suco também é uma opção.

Continua após a publicidade

Muita gente gosta de usar a uvaia para preparar geleias, sorvetes e outras sobremesas, mas, neste caso, faça o consumo pensando apenas no sabor. Os processos de preparação e a adição de açúcares e gorduras acabam “anulando” os benefícios que você procura no fruto natural.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.