saudeLOGO Created with Sketch.

Um tomate sem sementes está chegando

Achado de cientistas brasileiros promete facilitar a produção, o processamento e o consumo desse alimento

Buscando compreender melhor o sistema reprodutor das plantas a partir de um tomateiro, pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), acabaram descobrindo como produzir tomates sem sementes. Spoiler: não é hormônio, é genética.

O experimento consistiu na manipulação de uma molécula de RNA (microRNA159), envolvida originalmente na transição da flor para o fruto vermelho. Ao mexer com essa partícula, os cientistas conseguiram criar um processo de frutificação do tomate que não culmina no aparecimento de sementes.

E isso sem a necessidade de introduzir agentes químicos (hormônios, por exemplo) que impedem a formação dessas estruturas. Se você acha isso loucura, fique sabendo que certas uvas e melancias sem caroço que encontramos no supermercado passaram por um tratamento desse tipo.

Agora que já está provado que o método funciona, resta encontrar meios para a produção em larga escala. “É o começo de um longo caminho”, disse ao jornal da USP um dos responsáveis pelo estudo, o professor Fabio Nogueira.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s