Semente de girassol versus de abóbora: qual é mais nutritiva?
Ambas as sementes caem bem como petiscos saudáveis. Mas quais os benefícios de cada uma?
Está em busca de petiscos saudáveis? Então pode colocar tanto a semente de girassol como a de abóbora no rol de opções, até porque cada uma tem seus atrativos.
Segundo a nutricionista Bruna Burti, de São Paulo, a de abóbora apresenta teor interessante de fibras, que geram saciedade, aceleram o trânsito intestinal e ajudam a diminuir a absorção de carboidratos e gorduras – colaborando, assim, no emagrecimento e no controle da glicemia. Ainda exibe vitaminas A, E e do complexo B, além de potássio e ferro.
“Já a semente de girassol é ótima fonte de proteínas”, diz Bruna. Fora as vitaminas A e E, concentra magnésio e selênio. Embora oferte mais gordura, perceba que é majoritariamente da versão poli-insaturada. Segundo a nutricionista, esse tipo é capaz de auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.
“Uma dica é consumi-las secas e torradas, como aperitivo”, orienta Bruna. De sabor neutro, também combinam com sopas, saladas, risotos, ovos mexidos… Aventure-se – e confira abaixo nossa comparação, nutriente por nutriente:
Energia
Abóbora: 44 calorias
Girassol: 57 calorias
Gorduras totais
Abóbora: 1,9 g
Girassol: 4,9 g
Gorduras poli insaturadas
Girassol: 3,2 g
Abóbora: 0,8 g
Proteínas
Girassol: 2,2 g
Abóbora: 1,8 g
Carboidratos
Girassol: 1,8 g
Abóbora: 5,3 g
Fibras
Abóbora: 3,5 g
Girassol: 0,6 g
Placar SAÚDE
Girassol 3 X 3 Abóbora
Os valores se referem a 10 gramas do alimento,o que corresponde a cerca de 1 ou 2 colheres de sopa
Fonte: Tabela de Composição de Alimentos, de Sonia Tucunduva Philippi