Menta: conheça os benefícios da erva aromática
Parente próxima da hortelã tem vantagens parecidas e sabor mais delicado

Refrescante, a menta é uma presença clássica em muitas receitas, além de ser tipicamente usada em chás, com o objetivo de ajudar na saúde gastrointestinal.
Muito similar à hortelã, que também é usada de forma bem semelhante apesar de seu sabor mais forte, a menta é uma opção um pouco mais suave para adicionar sabor e benefícios à rotina. Conheça mais sobre ela.
Benefícios da menta
Geralmente utilizada no preparo de infusões, a menta (assim como a hortelã) costuma ser uma alternativa para aliviar incômodos gastrointestinais. Aliada da digestão, ela também ajuda a reduzir sintomas como a sensação de inchaço no estômago e náuseas.
A folha é fonte de antioxidantes, velhos conhecidos de quem utiliza plantas, vegetais e frutas na alimentação. Ao combater os radicais livres, eles ajudam a reduzir o risco de desenvolver problemas crônicos de saúde e até alguns tipos de câncer.
É claro que, nesse caso, a menta não faz milagres: é preciso que seu consumo seja inserido em uma rotina saudável, o que inclui a alimentação balanceada e uma vida menos sedentária.
Além disso, para quem busca o emagrecimento, o chá pode ser um aliado. Mas calma, a menta não vai “secar barriga” nem fazer os quilos a mais desaparecerem, ela só dá a oportunidade de ingerir algo saboroso e sem calorias, desde que você não coloque açúcar, o que pode ajudar a diminuir a vontade de tomar ou comer algo doce.
Tem diferença entre hortelã e menta?
As duas plantas são parentes próximas e têm vantagens nutricionais bem parecidas. Ambas pertencem ao gênero Mentha, mas aquela conhecida popularmente como hortelã é a Mentha piperita, enquanto a que chamamos de menta mesmo é a Mentha spicata.
Além de diferenças botânicas que podem ser percebidas visualmente (as folhas da hortelã são menos lisas e mais largas), a principal distinção entre as duas diz respeito à intensidade do sabor, o que costuma influenciar seus usos na culinária.
Mais forte, a hortelã é preferida em sucos e algumas receitas com carne, enquanto a menta costuma aparecer mais em doces e preparados que exigem um gosto suave.