Melão coreano: conheça a fruta e seus benefícios à saúde
Opção diferente tem sabor que lembra algo entre um melão comum e um pepino

O melão já é conhecida por ser uma opção rica em fibras e água, sendo também menos calórica quando comparada com outras opções. Portanto, é muito usada em dietas focadas na perda de peso por seu perfil geral e apoio à sensação de saciedade.
Mas, além do melão comum, aquele amarelo e liso, e o pele de sapo, ambos muito comuns nas prateleiras do mercado, uma opção é apostar no melão coreano. São frutos um pouco menores, de aparência alaranjada e marcas longitudinais, bem distinguíveis do que estamos acostumados.
E, assim como as versões mais famosas, o melão coreano também é cheio de benefícios para a saúde.
Conhecendo o melão coreano
A fruta em si mantém o perfil suculento, é doce e lembra algo entre um melão comum e um pepino. Também tem bastante água, sem uma mudança de perfil excepcional comparado ao comum. Isso porque ele é da mesma espécie do melão comum (a Cucumis melo), embora seja uma variação.
Infelizmente ainda não há uma grande quantidade de pesquisas que traduzam os componentes, vitaminas e minerais presentes especificamente no melão coreano. Mas, como os dois são da mesma espécie, vale se guiar pelo que se conhece a respeito do próprio melão tradicional e escolher o que mais agradar seu paladar.
Quem come o melão coreano pode esperar uma ação antioxidante presente. Essas substâncias combatem problemas relacionados ao envelhecimento, doenças cardiovasculares e crônicas. Mas vale ter atenção que, embora esses compostos estejam presentes na polpa, o grosso deles aparece mesmo na casca.
Outros nutrientes incluem a vitamina A, que contribui para a saúde dos olhos e regulação do sistema imune, além de biodisponibilidade de ferro e vitamina C, importantes para a formação, crescimento e reparo dos ossos e pele.
A fruta também carrega potássio e o magnésio. Ambos envolvidos em processos importantes para o músculos e no controle da pressão arterial, além de desempenharem (separadamente), funções no sistema nervoso e na respiração celular.
Integrando à dieta
O sabor suave e levemente doce, parecido com o melão comum, faz com que a fruta seja uma opção viável de várias formas. Dá para comer in natura mesmo. Pelo alto teor de água, é uma ótima pedida em épocas mais quentes.
Ele cai muito bem no café da manhã, junto a seleções de outras frutas para complementar o paladar e o perfil vitamínico. Ele pode aparecer em saladas de frutas, complementando os nutrientes da mistura, embora tenda a ficar “esquecido” pelo sabor suave.
Um suco também é muito bem-vindo, e pode ser acompanhado de folhas de hortelã para um sabor extra. Com o sabor discreto, a fruta também pode aparecer em saladas ao lado de vegetais.