saudeLOGO Created with Sketch.

Livro reúne 50 receitas vegetarianas. Aprenda três

Autora conta por que decidiu deixar de comer proteína animal e investir nas frutas e verduras - e como isso mudou sua vida

Após ler diversos livros e assistir a vários documentários, a jornalista Júlia Guedes decidiu fazer uma reviravolta à mesa: tornou-se vegetariana. No início, ela confessa que a rotina não estava lá tão saborosa, já que a falta de tempo contribuía para que os pratos sempre caírem na mesmice.

“Mas depois que passei a me organizar melhor e buscar ingredientes diferentes, acabei descobrindo outras receitas e consegui diversificar bem mais a minha alimentação”, conta Julia, que se tornou blogueira de culinária e, em agosto, lançou Herbivoraz, um livro que reúne 50 receitas de entradas, pratos principais, acompanhamentos, lanches, petiscos, sobremesas e bebidas.

Ela conta que, além de aguçar o paladar (já que permite o contato com outros tipos de sabores), a dieta vegana ainda adiciona muitos nutrientes à rotina. Segundo Julia, dá para sentir os efeitos disso no corpo. “Minha digestão melhorou bastante. Também  me sinto mais leve e com bastante disposição”, relata. “Mas o mais importante foi aprender a ouvir o que o meu corpo pede e me alimentar de forma consciente”, completa.

Aprenda, abaixo, três receitas que estão no livro Herbivoraz, publicado pela editora Alaúde.

Batata ao murro com pasta de azeitona preta

Rendimento: 3 a 4 porções

Ingredientes:

20 batatas bolinha com casca

1 colher (sopa) de sal

1 brócolis ninja (japonês)

4 dentes de alho picados

Alecrim a gosto

½ xícara de azeite

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Para a pasta de azeitona preta:

1 xícara de azeitona preta sem caroço

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de tahine

Sal a gosto

Modo de preparo das batatas

1- Em uma panela grande em fogo alto, coloque as batatas e cubra com água. Junte o sal e leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, reduza para o fogo baixo, tampe a panela parcialmente e cozinhe até as batatas ficarem macias. Retire as batatas da panela com uma escumadeira ou uma colher (você vai usar a água mais tarde), transfira para uma assadeira e espere esfriarem um pouco.

2- Enquanto isso, na mesma água em que cozinhou as batatas, coloque os brócolis. Leve ao fogo alto e cozinhe por apenas 5 minutos, para que fiquem macios, mas ainda verdinhos e firmes.

3- Preaqueça o forno a 180°C.

4- Dê leves murros nas batatas com as mãos, esmagando-as levemente. Junte os brócolis, o alho e alecrim à assadeira com a batata e regue com azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto.

5- Asse por 40 minutos, virando as batatas de vez em quando para não queimarem apenas em algumas partes. Sirva com pasta de azeitona preta.

Modo de preparo da pasta de azeitona preta

Coloque todos os ingredientes no processador ou liquidificador e bata até que a mistura fique com uma consistência pastosa, mas ainda rústica.

 

Milho grelhado com patê de repolho roxo

Rendimento: 5 porções

Ingredientes

5 espigas de milho limpas (sem palha e sem cabelo)

1 colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de azeite

3 colheres (sopa) de alho em pó

1 colher (sopa) de pimenta rosa

Para o patê

1 xícara de repolho roxo cozido

100 g de tofu

5 colheres (sopa) de azeite

Suco de ½ limão

Sal a gosto

Modo de preparo

1- Em uma panela grande, coloque os milhos e cubra com água. Junte o sal e leve ao fogo alto. Assim que ferver, reduza para fogo baixo e cozinhe por 30 minutos, até os grãos ficarem macios. Escorra o milho e descarte a água.

2- Disponha as espigas sobre uma grelha ou em uma frigideira e leve ao fogo alto. Regue com azeite e salpique com o alho em pó. Grelhe por alguns minutos, virando a espiga com um garfo, até tostar de todos os lados. Regue com mais azeite, se precisar.

3- Enquanto isso, coloque todos os ingredientes do patê no processador ou liquidificador e bata até obter um creme homogêneo e sem pedaços.

4- Quando o milho estiver pronto, coloque em um prato e finalize com um fio de azeite. Salpique com a pimenta rosa e sirva imediatamente acompanhado do patê.

Crostini com patê de mandioquinha, tomate seco e rúcula

Rendimento: 3 porções

Ingredientes

6 fatias de pão

1 xícara de grão-de-bico cozido

1 xícara de mandioquinha cozida

Suco de ½ limão

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída a gosto

Folhas de rúcula a gosto

½ xícara de tomate seco

Veja também

Modo de preparo

1-Leve o pão ao forno para tostar levemente.

2-Enquanto isso, coloque o grão-de-bico, a mandioquinha, o limão, o azeite e o açafrão no processador e bata até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto.

3- Retire o pão do forno e passe o patê nas fatias. Coloque folhas de rúcula e tomate seco por cima. Sirva imediatamente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s