PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Lentilha: os benefícios do alimento versátil no prato e no organismo

Com efeitos antioxidantes e absorção lenta pelo organismo, leguminosa é ótima opção para uma dieta saudável

Por Valentina Bressan
16 mar 2024, 10h15
lentilha-o-que-e-quais-os-beneficios-do-alimento-versatil-no-prato-e-organismo
Além de rica em fibras, lentilha é uma opção rica em proteínas, podendo ajudar em dietas veganas que buscam abrir mão de qualquer tipo de carne (luis_molinero/Freepik)
Continua após publicidade

Longe de brilhar apenas na noite de Ano Novo, a lentilha é um alimento muito saudável para todas as épocas do ano. Rica em nutrientes, ainda possui substâncias que trazem benefícios à saúde.

Da família das leguminosas, a lentilha é fonte de proteínas, fibras, ferro, potássio, vitamina B9 (conhecida como folato) e manganês. Além de versátil na cozinha, a lentilha é um prato cheio de benefícios.

Aliada da saúde

A qualidade dos nutrientes presentes num alimento é um fator importante para aprendermos a balancear a dieta. Junto das proteínas, a lentilha é composta de carboidratos – mas os carboidratos da lentilha são do tipo de absorção lenta, ou seja, são do tipo complexo.

+Leia também: Dieta low carb: ciência ou marketing?

Assim, a lentilha gera saciedade por mais tempo. E, de quebra, é um ótimo alimento em caso de diabetes, porque sua composição ajuda a baixar o índice glicêmico. A lentilha também é baixa em sódio e gordura saturada, e ajuda a diminuir o colesterol no sangue.

Os polifenóis e as saponinas são duas classes de substâncias presentes na lentilha. Por conta delas, a leguminosa tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e até protegem contra males cardiovasculares.

Continua após a publicidade

Outros impactos do consumo da lentilha, como a prevenção de câncer e de doenças neurológicas, ainda são alvos de estudos de cientistas, sem confirmação consolidada.

Ela só não é recomendada para quem tem síndrome do intestino irritável ou precisa regular o consumo de proteínas – como é o caso de algumas doenças renais ou hepáticas.

Como inserir a lentilha na alimentação?

Na culinária, a lentilha é muito versátil. Primeiro, existem diversos tipos de lentilha – verde, laranja e marrom são só algumas delas. Além disso, ela serve como ingrediente para sopas, saladas e ensopados.

Continua após a publicidade

Vale incluir a lentilha no tradicional arroz, fazer uma salada de lentilha temperada ou combiná-la com carnes. Como é uma boa fonte de proteína, também é uma grande amiga dos vegetarianos e pode fazer as vezes da carne no prato.

Como preparar lentilha?

Em geral, a lentilha tem um cozimento super rápido. É só cobrir os grãos com água na panela e levar ao fogão. Mas uma dica é lavar os grãos e deixá-los de molho antes de cozinhar. Isso elimina os fitatos – substâncias chatinhas que geram gases e podem prejudicar a absorção de outros nutrientes.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.