Hoje cultivamos plantas para alimentar animais que, mais tarde, nos dão carne, leite e ovos. Por que não tirar os bichos dessa cadeia? Está aí a proposta da The Not Company, ou simplesmente NotCo, cujos produtos não levam nada de origem animal. A empresa, que se lançou no mercado brasileiro com uma maionese sem ovo (a NotMayo), agora apresenta um leite feito de repolho, ervilha e abacaxi.
De acordo com Giuliana Vespa, head de vendas da marca, o diferencial é a preocupação em chegar a uma experiência sensorial bem próxima daquela que se tem ao degustar o produto convencional — no caso, o leite de vaca.
“Por isso, o NotMilk não é como as bebidas vegetais comercializadas hoje”, diz. No quesito nutrição, a ideia também é se assimilar ao leite animal. A novidade chega primeiro a São Paulo e depois deve se espalhar pelo Brasil.
O autor das fórmulas inusitadas
Trata-se do Giuseppe, que é um… robô. Isso mesmo. Primeiro, ele estuda a base molecular de um alimento de origem animal. Daí procura em seu imenso banco de dados quais plantas deveriam ser usadas para obter um produto parecido em termos de sabor, textura e aroma.
As receitas são testadas e adaptadas por chefs e cientistas. Eles dão feedbacks a Giuseppe sobre possíveis enganos, aprimorando cada vez mais o programa.
Vem mais por aí
Além do leite (tradicional e achocolatado), a NotCo também lança no mercado um sorvete. Já em 2020, Giuliana adianta que provavelmente veremos um hambúrguer e um creme de avelã.
De novo: tudo à base de plantas. O robô Giuseppe tem muito trabalho pela frente.