Lavanda: benefícios e usos da famosa planta
Utilizada desde a antiguidade, ela possui propriedades relaxantes e ansiolíticas. Nos últimos anos, têm se popularizado em preparos com café

As lavandas são um grupo de plantas originárias principalmente da região mediterrânica e sul da Europa, norte da África e parte da Ásia. Também conhecida em algumas das suas variações como alfazema, a espécie mais utilizada é a Lavandula angustifolia.
Muito famosa por seus efeitos relaxantes e perfume floral, seus usos são diversos, incluindo óleos essenciais, utilizados em aromaterapia, cosméticos e infusões.
Chá de lavanda
A lavanda é uma planta conhecida e utilizada há milênios por conta de suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Seus benefícios são justificados pela presença de compostos como linalol e cumarina, que possuem ação ansiolítica e relaxante.
Muito utilizada como óleo essencial (que não deve ser ingerido), a lavanda pode ser consumida por meio da infusão de suas flores secas. Entre os benefícios, o consumo do chá:
- Pode diminuir picos de ansiedade e estresse (embora não substitua tratamentos médicos);
- Pode aliviar distúrbios de sono associados à ansiedade;
- Pode aliviar dores de cabeça;
- Contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo ao sistema imunológico;
- Pode aliviar cólicas e melhorar sintomas de indigestão;
- Contém propriedades antissépticas e cicatrizantes;
- Pode ajudar a controlar a oleosidade da pele e do couro cabeludo.
Café com lavanda?
Nos últimos anos, popularizou-se a moda de incrementar o cafezinho com toques de lavanda. São diferentes preparos: desde a infusão adicionada direto ao café preto até o famoso latte de lavanda, que pode ser quente ou gelado.
Há quem diga que as propriedades calmantes da lavanda são capazes de diminuir os efeitos ansiogênicos da cafeína. No entanto, ainda não há evidências científicas que confirmem essa hipótese.
Apesar de não haver comprovações dos benefícios, a mistura de café com lavanda não é contraindicada na maioria dos casos, desde que haja moderação.
Contraindicações da lavanda
A lavanda deve ser evitada durante a gestação e amamentação. Também é contraindicada para crianças e pessoas com gastrite.
O consumo em excesso pode causar sonolência, irritações na pele, prisão de ventre e dores de cabeça. Além disso, a lavanda pode interagir com alguns medicamentos como ansiolíticos, devendo ser evitada nesse caso.