Chá de baunilha tem benefícios? Veja o que a ciência diz
Planta possui achados interessantes relacionados à inibição de dor ou regulação lipídica em testes com animais

Usada normalmente para dar um aroma adocicado a diversas receitas, a baunilha também pode servir para saborizar chás ou compor uma infusão em que é o único ingrediente. Mas será que, além de proporcionar um gosto agradável, ela pode ajudar na saúde?
Antes de tudo, é importante dizer que, apesar da planta apresentar potenciais benefícios, sendo citada, por vezes, como fitoterápico, a maioria dos estudos com a baunilha é preliminar, e não é voltado especificamente para o chá.
As descobertas feitas até aqui são um ponto de partida para a ciência, mas ainda não há evidências suficientes para afirmar que essas vantagens se refletem em seres humanos.
Potenciais benefícios da baunilha
De forma preliminar, a ciência achou alguns potenciais de uso da baunilha, seja como potencial inibidor de dor, ou ainda para regulação lipídica ou de açúcar no sangue, devido a sua contribuição para maior sensibilidade à insulina ou tolerância à glucose.
Esses estudos, no entanto, utilizaram a dosagem apenas em ratos. Não é possível extrapolar esses achados a seres humanos, já que seria necessário entender se os efeitos se mantêm e, em caso positivo, que dose seria capaz de fazer isso.
Da mesma maneira são descritos os potenciais benefícios para lidar com doenças cardiovasculares, conferindo aos roedores maior atividade de enzimas antioxidantes, além de melhorar a função de uma das partes do coração.
Outros experimentos ainda mais iniciais, estes in vitro, sugerem propriedades antibacterianas a partir de compostos obtidos na planta. Novamente, nada que permita afirmar que a baunilha (ou a infusão feita com ela) tem esse poder todo.
Motivos para, mesmo assim, usar baunilha
Mesmo que as vantagens à saúde humana careçam de provas mais sólidas, a baunilha é um ingrediente seguro e com usos bem definidos, consagrada há milênios seja na culinária, seja nas infusões.
Gosto, cheiro e versatilidade são motivos para mantê-la no radar. O extrato e a fava podem fazer uma diferença tremenda no resultado dos doces, e até bebidas, como no caso dos chás, smoothies ou cafés. Mas opte sempre pela baunilha natural, algo que nem sempre é fácil, já que é muito mais comum encontrar aromatizantes e saborizantes artificiais inspirados nela.
Apesar de a baunilha não ter contraindicações generalizadas para a maior parte da população, qualquer produto pode produzir alergias ou hipersensibilidade em algumas pessoas. Se esse for seu caso e você tiver alguma reação adversa após consumir produtos com baunilha, suspenda o uso imediatamente e busque orientação médica.