Chá da folha de framboesa: como é feito e quais os benefícios
Bebida oferece efeito relaxante e pode ajudar a aliviar cólicas menstruais
A framboesa é uma planta famosa pelas suas frutinhas vermelhas, bastante saborosas e utilizadas no preparo de sucos, iogurtes, sorvetes, gelatinas e geleias. O cultivo ainda não é muito popular no Brasil, já que ela se desenvolve melhor em regiões montanhosas e de clima frio.
Geralmente, o frutinho da espécie Rubus idaeus está presente em produtos junto com outras frutas vermelhas. O chá das folhas de framboesa também tem atraído atenção, especialmente pelo sabor. Confira a seguir quais benefícios ele pode oferecer para a sua saúde
Benefícios do chá
O chá das folhas de framboesa é mais conhecido em lugares onde a planta é mais cultivada, como Europa, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália.
Na medicina popular, a bebida é utilizada para amenizar sintomas gastrointestinais e cólicas menstruais, graças às suas propriedades antibacterianas e antiespasmódicas.
Análises químicas das folhas de framboesa indicam que o vegetal é rico em flavonoides como a quercetina, e a rutina, além de conter ácido cafeico, ácido rosmarínico e ácido elágico.
Esses compostos são responsáveis pelo seu efeito antioxidante, anti-inflamatório (o que explica o alívio de dores) e hepatoprotetor. A planta também possui vitamina C e boas doses de selênio, vanádio, zinco e manganês, embora sua presença no chá seja modesta.
Chá de framboesa ajuda a aliviar cólicas
Dentre suas propriedades e efeitos, o chá de framboesa é bastante conhecido como uma opção para aliviar as cólicas pré-menstruais. Pesquisas sobre o extrato das folhas indicam um efeito relaxante sobre os músculos uterinos, diminuindo a frequência das contrações que provocam as dores nesse período.
Esse uso também motivou estudos sobre a possibilidade do chá de framboesa atuar como um indutor do parto em mulheres grávidas. Apesar de poucas investigações científicas sobre esse assunto, as evidências encontradas apontam que o chá não tem qualquer efeito sobre a gestação.
No entanto, como é o caso para a maioria dos chás, o recomendado é evitá-lo durante a gravidez – o suposto efeito de indução do parto só é desejável nas semanas finais. Mesmo assim, ouça sempre um obstetra antes de tentar uma medida caseira para acelerar o parto, de modo a garantir a segurança do método.
De modo geral, o chá da folha de framboesa também tem o potencial de interagir com outros chás e medicamentos, como a insulina, por exemplo. Portanto, o ideal é evitar ingerir a bebida se você já estiver tomando outros chás ou fizer uso de medicações diversas. Em qualquer cenário, o ideal é consultar um médico antes de adotar qualquer novo elemento na sua dieta.
Excesso de magnésio: entenda quadro de Isabel Veloso, que está na UTI
Eutanásia em animais: quando é necessária e como é feita
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação
O que é a “dieta da selva” de Henrique Fogaça e por que ela não é uma boa ideia
8 receitas fáceis (e gostosas) de molhos para deixar a salada irresistível







