Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Caprichar nos vegetais dá mais disposição

Segundo nova pesquisa, comer frutas, verduras e legumes aumentou o bem-estar mental em apenas duas semanas

Por Thaís Manarini
Atualizado em 4 dez 2017, 10h49 - Publicado em 20 Maio 2017, 10h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Anda desmotivado? Talvez a solução esteja na feira, segundo experts da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Eles separaram 171 estudantes de 18 a 25 anos em dois grupos. Enquanto o primeiro ganhou pessoalmente um kit de vegetais, o segundo recebeu um vale-compras para adquirir esses alimentos e mensagens eletrônicas incentivando seu consumo.

    Em apenas 14 dias, os cientistas notaram que só a turma agraciada com a sacola de frutas, verduras e legumes comeu 3,7 porções desses itens e demonstrou maior vitalidade e motivação. “Os vegetais são fontes de vitaminas e minerais antioxidantes, que ajudam na remoção dos radicais livres”, explica a nutricionista Renata Furlan Viebig, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista. “E estudos mostram que essas moléculas estão associadas à piora no funcionamento do cérebro”, completa. Porém, a especialista pondera que duas semanas seria pouco tempo para ter mais antioxidantes correndo pelo sangue e atuando no corpo.

     

    Em todo caso, não há motivos para adiar a inclusão ou a ampliação dos vegetais na rotina. Até porque a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 5 porções todo santo dia.

    Faça feira e afaste a demência

    Estudiosos da Universidade de Hong Kong endossam a importância dos vegetais à massa cinzenta. Desta vez, a ideia era avaliar o impacto desses alimentos na proteção contra a demência. Para isso, 17 700 idosos saudáveis foram acompanhados por seis anos. Constatou-se, então, que comer duas porções de frutas e três de verduras e legumes reduz o risco de o cérebro pifar. “Os vegetais auxiliam na redução de processos inflamatórios e oxidativos que contribuem para distúrbios mentais e cognitivos”, explica a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, em São Paulo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.