saudeLOGO Created with Sketch.

Bebida pelando? Não pode!

Saiba quais as repercussões de tomar um líquido muito quente

Preparos em temperatura acima de 65 °C elevam o risco de tumores de esôfago, alerta a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc) com base em novas evidências sobre o tema. Em nosso país, café e chá não são consumidos tão quentes assim. Já o chimarrão… “Pesquisas apontam que no sul ele é tomado a quase 70 °C”, diz Luis Felipe Ribeiro Pinto, vice-diretor do Instituto Nacional de Câncer e representante do Brasil no conselho científico da Iarc.

Leia mais: O que a ciência diz sobre o efeito de 7 chás

E tem um complicador aí: a bomba, como é chamada aquela espécie de canudo, faz o líquido fumegante cair direto no esôfago – como a parte superior do órgão não tem enervação, nem dói. “Só que a queimadura constante pode levar à proliferação celular excessiva”, explica Pinto. Para evitar a doença, ele sugere checar, com ajuda de um termômetro, em quantos minutos a bebida atinge 60 °C. Nas próximas degustações, é só aguardar esse tempo.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s