saudeLOGO Created with Sketch.

Alimentos ricos em fibras combatem a gota

Mamão, feijão e companhia ajudam a proteger as juntas da condição que provoca dores e inchaço

Não é segredo que a dieta tem relação com a gota. Um cardápio cheio de proteínas leva à formação de ácido úrico, o elemento que, em excesso, vai parar nas articulações,  causando as dolorosas crises.

Na contramão, cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais provaram, em animais, que as fibras provenientes dos alimentos teriam efeito protetor. “Quando essas substâncias são metabolizadas no intestino, geram os chamados ácidos graxos de cadeia curta”, explica o médico Mauro Teixeira, um dos autores do estudo.

Veja também

 

Na experiência, essas moléculas diminuíram a formação de cristais de ácido úrico nas cobaias e, além disso, tornaram o ambiente menos inflamatório. O ideal seria caprichar sempre nos itens fibrosos, como frutas, leguminosas e cereais – e não só durante os ataques.

Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s