saudeLOGO Created with Sketch.

Um fim de semana na natureza para dormir melhor

Dois dias de contato direto com a luz do sol e o breu da noite já acertam o relógio interno e favorecem o descanso profundo

As montanhas do Colorado, nos Estados Unidos, são famosas por sua beleza intocada, que intercala picos cobertos de neve com fileiras de árvores alpinas. E foi nesse cenário que nove voluntários de um estudo da Universidade do Colorado acamparam por um fim de semana. Ao retornarem, os cientistas observaram, por meio de testes de saliva, que a produção de melatonina, o hormônio do sono, no organismo desse pessoal se intensificou quase uma hora e meia antes do que no dia anterior ao passeio.

E o que isso significa? A tal melatonina é o hormônio que rege o ritmo do corpo ao longo do dia – quando ela está em alta, a gente fica sonolento. “O dia a dia moderno, que nos bombardeia com luz até tarde, atrasa esse relógio natural”, repara o fisiologista Kenneth Wright, autor da pesquisa. Ocorre que a exposição direta aos raios solares e à escuridão noturna reajusta o compasso – e nos faz adormecer com mais facilidade.

O que a interação com árvores e bichos faz pelo seu descanso

Fuga do estresse

Não é fácil se desligar do trabalho, por mais que você esteja fora do escritório. Mas uma viagem para o campo (sem conexão à internet) pode dar conta do recado.

Combate à depressão

Pesquisas retratam que morar perto de bosques e parques reduz o risco de sofrer com esse distúrbio psiquiátrico, capaz de instigar a insônia.

Cérebro em paz

Os neurônios de pessoas habituadas à natureza costumam funcionar melhor. E distúrbios do sono estão associados a problemas de comunicação entre as células nervosas.

Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s