saudeLOGO Created with Sketch.

Exercícios cardiorrespiratórios contra a gordura no fígado

Corrida, ciclismo, natação e afins auxiliam na prevenção da esteatose hepática

Especialistas continuam incansáveis na difusão das vantagens da atividade física. O achado da vez, publicado no periódico científico Medicine & Science in Sports & Exercise, afirma que qualquer exercício cardiorrespiratório ajuda a afastar a esteatose hepática, caracterizada por um acúmulo de gordura no fígado que pode levar a um câncer ou mesmo à falência do órgão.

Para chegar a essa conclusão, os experts analisaram informações médicas de 463 pessoas entre 30 e 47 anos. Aqueles que se saíram melhor no teste da bicicleta ergométrica — um indicativo de prática regular de atividade física — apresentaram, posteriormente, menores taxas de gordura no fígado em um exame de ultrassonografia.

Tabagismo, alcoolismo e outros fatores de risco para a esteatose hepática foram considerados no estudo. Aliás, até mesmo os voluntários obesos tiraram proveito do benefício em questão. Mas vale reforçar: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um mínimo de 150 minutos de atividade física moderada por semana.

Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s