saudeLOGO Created with Sketch.

O que você precisa saber sobre o manjericão e seus benefícios

Esse tempero, que cai muito bem em molhos, carrega nutrientes com potencial antioxidante e anti-inflamatório

Origem: apesar de ser asiático, o manjericão se tornou um ícone da culinária mediterrânea e veio para o Brasil junto com a imigração italiana.

Forma de uso: pode ser utilizado seco, porque é rico em óleos essenciais. Mas suas virtudes são ressaltadas quando está fresco. Como é sensível ao calor, acrescente o manjericão no fim da preparação da receita.

Leia também: Formas de uso e benefícios da cebolinha

Com o que combina: é o par perfeito do tomate. E também vai bem com cebola, orégano, alho e azeite — por isso ganhou tanto espaço na cozinha italiana.

Seu sabor levemente picante é uma delícia em molhos para massas e pizzas, receitas com ovos, sopas e carnes suaves como peru, frango e vitela e lombo de porco. Também é base para molhos de azeite e oleaginosas, como o pesto.

Com o que não combina: carnes de sabor forte, como as de caça, podem ofuscar a erva.

Leia também: Hortelã, um frescor pra lá de saudável

Benefícios nutricionais: o manjericão contém vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Graças a seus componentes, seria um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Recentemente, uma pesquisa do Swiss Federal Institute of Technology (na Suíça) mostrou que esse benefício melhora a vida de pacientes com artrite.

Como plantar: a erva requer pouca água, mas é importante regá-la constantemente. Deixe a planta em lugar quente e luminoso e evite mexer muito nas folhas, que escurecem com o toque. Colha apenas a folha — assim, outra crescerá no lugar.

Fontes entrevistadas: Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, e Rosângela Carvalho, nutricionista e fitoterapeuta do Rio de Janeiro

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s