saudeLOGO Created with Sketch.

Estragão: tempero que refina a culinária e faz bem pra saúde

Muito usado na gastronomia francesa, esse tempero se encaixa em vários pratos — e pode dar uma força contra o diabetes e o ganho de peso

Onde é mais usado: o estragão é bastante comum no norte da Ásia, na Europa e nas Américas, mas ficou conhecido pela sua utilização na cozinha francesa — o tempero compõe o molho Béarnaise.

Formas de uso: suas folhas podem ser utilizadas frescas ou secas, dependendo da região. Em geral, se você está longe de uma área de plantio, é mais comum encontrar a erva ressecada. O ideal é acrescentá-la apenas na finalização de pratos quentes.

Com o que combina: tem sabor adocicado e levemente picante, que lembra a erva doce. Não à toa, é utilizado para aromatizar ensopados de carnes variadas, vinagretes e azeites para saladas verdes. Traz também frescor a conservas de legumes e picles.

Com o que não combina: pratos doces.

Benefícios nutricionais: o estragão é parceiro de quem quer ficar em forma e afastar o risco de diabetes. Um estudo da Universidade do Estadual da Louisiana (Estados Unidos) sugere que o tempero ajuda a combater a resistência à insulina. Cabe destacar que, assim, evita-se um excesso do hormônio no organismo, associado ao ganho de peso e, no longo prazo, a um aumento crônica do açúcar no sangue.

Como plantar: a planta se desenvolve bem em vasos ou jardineiras, preenchidas com terra adubada e drenada. Mantenha-a em local iluminado, mas sem excesso de calor, e regue constantemente. Só não vá encharcá-la!

Fontes entrevistadas: Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, e Rosângela Carvalho, nutricionista e fitoterapeuta do Rio de Janeiro

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s