saudeLOGO Created with Sketch.

Um livro sobre comportamentos inusitados dos bichos

Obra explora os sentimentos e as habilidades impressionantes dos animais fantásticos da vida real

Os bichos podem ser mais espertos, ardilosos, disciplinados ou amorosos do que sonham as nossas vãs filosofia e biologia. Porcos são inteligentes e higiênicos. Morcegos têm comportamento altruísta. Corvos nomeiam seus colegas com grasnados diferentes. Fêmeas de veado ficam de luto com a morte do filhote. As de urso-pardo copulam com vários machos para preservar a cria. E os cães… Bom, se você tem um sabe muito bem que eles têm reações que parecem de gente.

São essas características que protagonizam A Vida Secreta dos Animais (clique aqui para comprar), do alemão Peter Wohlleben. O engenheiro florestal mescla suas experiências cuidando de uma mata e dos animais da família (cachorros, coelhos, cabras…) com evidências científicas para contar histórias e exemplos dos dons e peculiaridades de animais domésticos e selvagens. Eles são os caras, ou melhor, os bichos!

Alguns comportamentos surpreendentes no reino animal

O pássaro mentiroso: o chapim emite piados diferentes para avisar os companheiros que há predador por perto. Mas pode fazer o mesmo para espantar os colegas e ficar com a comida pra si.

Morcegos que se ajudam: os morcegos-vampiros chupam sangue de mamíferos e por vezes levam um excedente para as cavernas para distribuir a parceiros que tiveram uma caçada mal-sucedida.

Conversa de corvo: esses pássaros negros, comuns no Hemisfério Norte, produzem sons distintos para colegas diferentes e mudam o tom dos grasnados para indicar quem é bem-vindo ou não.

A ursa que enganou os ursos: ursos-pardos concorrem tanto entre si que matam até os filhotes por aí. Para evitar isso, a ursa copula com vários. Como ninguém sabe de quem é o filho, o pequeno escapa dos machões.

FICHA TÉCNICA

A vida secreta dos animais
Autor: Peter Wohlleben
Editora: Sextante
Páginas: 256
Preço: R$ 34,90