Novo teste facilita a detecção da artrose em gatos
Questionário criado por cientistas ajuda a flagrar o desgaste das articulações felinas e, assim, evita que os bichos fiquem sem tratamento
Mais conhecida como artrose, a osteoartrite afeta gatos de todas as idades, sobretudo os maiores de 10 anos — e cerca de 90% apresentam sinais na radiografia. Mas o desconhecimento dos donos sobre a condição, marcada por desgaste e dor nas juntas, dificulta o diagnóstico. Sem falar que os pets nem sempre reproduzem os comportamentos sintomáticos no consultório.
A veterinária Margaret Gruen, da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, conta que a consequente falta de tratamento abala a qualidade de vida dos bichanos. Por isso, ela se uniu a outros estudiosos e criou um teste capaz de identificar a artrose.
Ao aplicá-lo para analisar 302 felinos, ela viu que o método mostrou bons resultados. “É um ponto de partida para tutores e veterinários olharem para a doença”, diz Margaret. Confira:
Seu gato tem osteoartrite?
Se você responder NÃO a qualquer uma das perguntas, procure um veterinário para analisar direitinho as articulações do seu pet
Seu gato pula para cima normalmente?
[ ] Sim [ ] Não
Seu gato sobe escadas ou degraus normalmente?
[ ] Sim [ ] Não
Seu gato corre normalmente?
[ ] Sim [ ] Não
Seu gato pula para baixo normalmente?
[ ] Sim [ ] Não
Seu gato desce escadas ou degraus normalmente?
[ ] Sim [ ] Não
Seu gato persegue objetos em movimento?
[ ] Sim [ ] Não