Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Golpe duro contra a leishmaniose canina

Novo tratamento promete acabar com a prática de sacrificar animais infectados com a doença

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 26 nov 2016, 10h30 - Publicado em 26 nov 2016, 10h30
 (Foto: iStock/)
Continua após publicidade

Cachorros com leishmaniose, mal transmitido pela picada do mosquito-palha, costumam ser sacrificados para evitar que a infecção chegue depois ao homem. E, embora existam medicamentos para tratar o problema em seres humanos, seu uso é proibido para os animais sob a alegação de impedir que o parasita se torne mais resistente. Mas essa realidade tem tudo para mudar com a liberação pelo governo de uma nova droga, a miltefosina, específica para a enfermidade nos bichos. Ela foi testada pelos veterinários Fábio Nogueira e Ingrid Menz em Andradina, no interior paulista. “Constatamos que 74,2% dos cães não transmitiam mais a doença no final do estudo, além de mostrar melhoras nos sintomas”, relata Nogueira. A medicação será comercializada a partir de 2017.

Leia também: O aedes aegypti também ameaça os cachorros

A Vacina 
Há uma versão disponível no Brasil — só na rede particular — considerada eficaz na prevenção da leishmaniose canina, mal caracterizado por febre, lesões na pele e anemia, e que dificilmente pode ser curada. Além do imunizante, experts indicam repelentes específicos para afastar o mosquito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.