saudeLOGO Created with Sketch.

Campanha alerta sobre câncer de mama em animais

Não são apenas as mulheres que sofrem com esse tumor. Para ter ideia, a doença atinge cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas

Aproveitando que estamos no Outubro Rosa — mês que marca a luta contra os tumores de mama —, veterinários de todo o país criaram, com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a Campanha Nacional de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Animais de Companhia. O objetivo também é alertar sobre os perigos da doença e ensinar medidas de prevenção e detecção precoce.

O problema costuma afetar animais mais velhos, atingindo  45% das cadelas e 30% das gatas. “Cães que viviam 10 ou 12 anos hoje vivem até 20 anos. Isso está diretamente ligado ao aparecimento das lesões”, explica Andrigo Barboza de Nardi, veterinário e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal.

Uma boa medida para diminuir o risco de o tumor aparecer é a castração antes do primeiro cio. Nas gatas, por exemplo, o procedimento reduz em 91% a probabilidade de desenvolver nódulos de mama.

Leia também: 11 sinais de que seu gato pode estar doente

Como identificar tumores nos animais

Os veterinários recomendam que, vez ou outra, o dono posicione o bicho de barriga para cima e apalpe as mamas para verificar a presença de nódulos ou qualquer aumento de volume na região. Além disso, é preciso ficar atento em relação ao aparecimento de lesões, que podem ser únicas ou múltiplas. Os tumores têm diferentes tamanhos, variando de milímetros a vários centímetros, e acometem uma ou mais glândulas. Caso identifique algo anormal, é fundamental levar o pet para fazer um exame aprofundado. Quanto antes for realizado o diagnóstico, maior a chance de cura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s