Definitivamente não dá para oferecer qualquer comida a cachorros e gatos. De acordo com um estudo da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, assim como nós, bichos também podem apresentar alergias alimentares.
Para ter ideia, o número de pets acometidos pelo problema é semelhante ao de humanos. Os principais sintomas surgem na pele, como perda de pelos, comichão, eczema e urticária. Até o sistema digestivo sofreria reveses. Todos esses sinais podem aparecer horas ou até um dia após a ingestão dos alimentos – veja os grandes causadores de reações abaixo.
“Além disso, algumas das coisas que comemos são simplesmente tóxicas para eles”, acrescenta a veterinária Isabella Pali, uma das autoras do trabalho. Então, de novo: nada de dividir todos os seus pratos e suas guloseimas com o bicho. Ele pode se dar mal.
E a intolerância?
Parece que esse é outro chabu capaz de abalar gatos e cães. No caso, os sintomas mais prevalentes seriam os gastrointestinais, como cólica, diarreia e vômito. Desconfia-se de que a lactose e o glúten armariam a encrenca. Isabella destaca, porém, que ainda é difícil entender direitinho a intolerância nos pets.
Os suspeitos de causar reações
Os alimentos que mais afetariam os bichos
- Frango
- Carne vermelha
- Trigo
- Ovo
- Arroz
- Leite
- Soja