Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90

Abril Laranja busca conscientizar sobre a crueldade contra animais

Mês dedicado à causa destaca importância de denunciar situações de maus tratos a animais, além dos cuidados para garantir o bem-estar dos pets

Por Maurício Brum
24 abr 2024, 13h29
abril-laranja-conscientizacao-maus-tratos-animais-de-estimacao-crueldade-animal-pets
Além de denunciar situações de maus-tratos, campanha também incentiva a cuidar melhor dos seus bichinhos, promovendo a adoção responsável, a castração e uma rotina de cuidados com a saúde veterinária (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Abril é o mês dedicado à conscientização sobre a crueldade contra animais. Criado pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA, na sigla em inglês), o Abril Laranja também tem se difundido no Brasil como uma maneira de incentivar o cuidado adequado aos bichos que convivem conosco, além de destacar a importância da denúncia caso você presencie uma situação de maus-tratos.

“O objetivo dessa iniciativa é conscientizar a população sobre a importância de tratar os animais com amor, dignidade e carinho”, resume a médica veterinária Monique Rodrigues, CEO e fundadora da rede de clínicas veterinárias Clinicão. “Não estamos falando apenas de cães e gatos, mas de todas as espécies, já que cuidado, carinho e respeito não é diferente de um animal para o outro”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um país como o Brasil tenha cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas, com o número de resgates sendo uma parcela ínfima disso. Um estudo do Instituto Pet Brasil (IPB), em 2021, calculou em apenas 185 mil os bichinhos regatados após sofrerem maus-tratos no país.

+Leia também: A era dos pais de pet

O que fazer no caso de testemunhar maus-tratos

“A denúncia é sempre o melhor caminho, visto que pode prevenir traumas ou até mesmo a condenação desses animais à morte”, explica Monique.

Mesmo assim, vale atenção a algumas orientações: o recomendado é conversar antes com a associação protetora de animais do seu local de residência para saber a melhor maneira de realizar a denúncia, avaliando a gravidade do caso e mantendo o anonimato.

Continua após a publicidade

Confrontar o agressor diretamente nem sempre é uma boa ideia: pode levar a represálias contra o denunciante ou o próprio animal que se quer proteger.

Quando for possível fazer isso discretamente, registrar em vídeos ou fotos uma situação de abuso pode ajudar a embasar uma denúncia e difundi-la nas redes sociais e imprensa.

“Com o apoio das associações, isso ajuda a manter a denúncia mais anônima e, consequentemente, a proteger e a garantir maior segurança a todos os envolvidos”, explica a médica veterinária.

Continua após a publicidade

Canais diretos para denúncias de maus-tratos contra animais incluem o Ministério Público Federal, Polícia Militar e delegacias, Disque Denúncia Animal, Federação Brasileira dos Animais, Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, entre outros. Informe-se sobre a melhor maneira de fazer isso em sua cidade.

Como garantir o bem-estar do meu animal

O Abril Laranja também é oportunidade de conscientizar sobre a importância de cuidar do seu bichinho. Considere adotar um pet que foi resgatado das ruas, por exemplo: a adoção responsável ajuda a proporcionar mais qualidade de vida a um animal que sofreu no passado.

Caso você tenha um bichinho, lembre-se de fazer a castração. Além de prevenir doenças, elas ajudam a controlar a população de animais de rua e evitam o abandono. Se não tiver condições financeiras de bancar o procedimento, informe-se sobre programas que oferecem em sua cidade.

Continua após a publicidade

+Leia também: O que você precisa saber sobre castração de pets

Além disso, os cuidados veterinários de rotina fazem toda a diferença para identificar problemas cedo e prevenir que uma doença surja ou se agrave.

“Vacinação, imunização, controle de parasitas, higiene e cuidados frequentes, passeios e distrações, hidratação e alimentação balanceadas e saudáveis são primordiais para garantir que os pets estejam sempre bem cuidados e, dessa forma, felizes e aconchegados em seus lares”, conclui Monique.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.