Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

A hora certa de castrar cães maiores

Pelo bem das articulações, eles não deveriam ser submetidos ao procedimento tão cedo

Por Thaís Manarini 22 fev 2021, 12h20

Cientistas da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, analisaram 15 anos de dados referentes a milhares de cachorros de raças mistas para estipular qual a melhor época para castrá-los. A pesquisa confirmou o que muitos veterinários, principalmente os focados em ortopedia, já sabem: entre animais que terão mais de 20 quilos, o ideal é realizar o procedimento só após o primeiro ano de vida.

“Se castrar antes disso, o cão não atinge a maturidade de ossos e articulações”, diz o veterinário Marcio Thomazo Mota, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. “Nos animais grandes, esse processo é mais lento mesmo”, pontua o veterinário Raphael Clímaco, diretor da Plamev Pet.

Nesses casos, a castração precoce eleva o risco de problemas como lesão cruzada cranial ou displasia do quadril. Já os cães menores podem ser operados entre 6 e 11 meses. Vale lembrar que a castração ajuda a evitar doenças futuras, sobretudo o câncer.

Ele já veio castrado. E agora?

Se você adotou um filhote castrado e ele ultrapassou 20 quilos, Clímaco aconselha um acompanhamento especializado para que as articulações sejam sempre avaliadas. Mota lembra que, nos abrigos, a cirurgia muitas vezes ocorre muito precocemente, lá pelos 3 meses. Aí, até cães de porte médio merecem atenção redobrada. Para quem planeja adotar um filhote, a dica é checar a possibilidade de a ONG entregá-lo sem castrar.

  • Crescimento garantido

    O raciocínio sobre tamanho e castração vale para cães de raça. Algumas que passam de 20 quilos:

    Continua após a publicidade

    + Golden retriever

    + Pastor-alemão

    + Labrador

    + Rottweiler

    + Bernese

    + Boxer

    Continua após a publicidade
    Publicidade