saudeLOGO Created with Sketch.
Entrevistas com Da Redação

Os cuidados no dia a dia com a hemofilia

Como o paciente e a família devem lidar com essa doença no cotidiano? É isso o que você vai aprender no quarto episódio da série Por Dentro da Hemofilia

Não vamos mentir: receber o diagnóstico de hemofilia, uma doença rara que provoca sangramentos duradouros, não é moleza. Mas a boa notícia é que, atualmente, a vida dos pacientes é muito melhor do que no passado, desde que eles tomem alguns cuidados no dia a dia. Esse é o tema do último capítulo da série Por Dentro da Hemofilia, que você vê aí em cima.

Enfermeira do Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, Andréa Sambo foi a responsável por ilustrar esses desafios no vídeo. “Nós dizemos que 50% do tratamento é responsabilidade da equipe e 50%, do paciente e de seus familiares”, arremata. Sim, os pais, irmãos e avós ajudam demais nesse processo.

De acordo com a especialista, a maioria das brincadeiras e dos esportes estão liberados – eventualmente com certas adaptações para evitar pancadas que possam disparar um sangramento mais intenso. “Hoje em dia, os pacientes vivem muito bem, desde que façam o tratamento adequado”, dá o recado. Não deixe de assistir!

Claro, os três capítulos anteriores da série Por Dentro da Hemofilia já estão disponíveis na TV SAÚDE:

 

Tudo sobre