saudeLOGO Created with Sketch.

Varizes não são só um problema estético – podcast Detetives da SAÚDE

As varizes podem causar consequências sérias, além de dores e sintomas desagradáveis. Nós resolvemos as confusões sobre o assunto neste episódio do podcast

Claro que todo mundo tem direito a querer pernas livres de varizes por motivos estéticos. Mas imaginar essa doença – sim, doença! – puramente como uma questão de beleza pode trazer ao menos dois problemas: imaginar que o quadro não traz consequências sérias e buscar tratamentos com profissionais nada especializados. Neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE (que você pode ouvir logo abaixo), nós vamos resolver esse e vários outros mitos sobre o assunto.

Durante a conversa, o médico Caio Focassio, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) reforça as ameaças por trás das varizes. Para ter noção, elas podem deflagrar dores nas pernas, úlceras e até a perigosa trombose venosa, se não forem tratadas adequadamente.

Entre outros enganos sobre essa condição está o de que ela só aflige mulheres. Longe disso! Embora de fato seja mais comum nelas, o sexo masculino também pode sofrer com o problema. Estima-se que 38% da população manifeste algum grau de varizes.

E mais: salto alto causa o problema? E a gestação? Musculação ajuda ou atrapalha? O doutor Caio vai responder tudo isso!

Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como? Clique aqui.

No Spotify:

No Youtube:

E diretamente no nosso site: