saudeLOGO Created with Sketch.

Toda bactéria é vilã? – podcast Detetives da SAÚDE

Várias delas causam doenças, mas outras tantas que são até benéficas levaram a má fama. O que são esses bichinhos e como transformá-los em aliados?

“Essa mania de eliminar 99,9% das bactérias é uma coisa horrível”, sentencia Luiz Gustavo de Almeida, biólogo da Universidade de São Paulo. Especialista na área, ele é o convidado da vez do podcast Detetives da SAÚDE, que dessa vez vai tratar do papel desses micro-organismos na nossa vida (você pode ouvi-lo logo abaixo).

Claro que certos tipos de bactéria podem causar infecções nociva (como meningite e pneumonia). Mas a verdade é que esses seres microscópicos, na maioria das vezes, são no mínimo inofensivos. E mais: sem alguns deles, que inclusive moram dentro do nosso corpo, simplesmente é impossível sobrevivermos.

A questão é: como valorizar as bactérias que nos beneficiam e ficar longe das que fazem mal? Quão preocupante é a resistência bacteriana aos antibióticos? E, afinal, o que são esses bichinhos? Junto com Luiz Gustavo de Almeida, os jornalistas André Biernath e Thaís Manarini responderão a essas e outras perguntas no podcast.

“O objetivo de vida de uma bactéria é virar duas. Quem fala que elas são boazinhas ou maléficas somos nós”, brinca o biólogo.

Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube…

No Spotify:

No Youtube:

E no nosso site: