Sua tireoide está em risco? Descubra a verdade sobre nódulos e câncer
Esclareça mitos em relação aos nódulos na glândula, do diagnóstico aos melhores tratamentos

Todo nódulo na tireoide é preocupante? Esse é um dos principais mitos sobre o assunto, que é o tema desta semana do Podcast Olhar da Saúde.
“Nódulos são qualquer alteração da forma da tireoide, e mais de 95% deles são benignos. Adulto com nódulo na tireoide não é um problema, mas sim algo que deve ser avaliado”, comenta Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), e fundador do Tireoide Cast, convidado deste episódio.
Trata-se de um achado comum na população, em especial entre as mulheres, cuja incidência aumenta conforme a idade avança. E, como Volpi explica, com a realização de ultrassons periódicos, muitas pessoas acabam recebendo esse diagnóstico, especialmente com a evolução do exame, que permite detectar nódulos cada vez menores.
+Leia também: Qual a diferença entre um nódulo e um tumor de tireoide?
Só que quase nunca isso implica em uma ameaça à saúde. O que deve, então, chamar a atenção quando surge um resultado do tipo? Volpi explica, no programa, que há critérios bem estabelecidos para calcular o risco oferecido pelo nódulo. Na maioria dos casos, eles serão apenas acompanhados.
Quando for necessária alguma intervenção, avanços na medicina já permitem abordagem minimamente invasivas para retirar o nódulo. O especialista passeia por essas novidades e discute outros temas relevantes sobre a saúde da tireoide, como dicas para cuidar bem dela.
Clique aqui para assistir ao podcast. Ou, se preferir, escute diretamente no Spotify:
O podcast Olhar da Saúde é apresentado pelo endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, fundador do portal Olhar da Saúde.
Confira os outros episódios já publicados clicando aqui.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.