Quando o diabetes vira notícia?
Novembro não é só tempo de olhar para o câncer de próstata, mas também para esta doença que atinge milhões de brasileiros
Podemos dizer que novembro é um mês duplamente azul. Além da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, existe o Novembro Diabetes Azul, uma iniciativa mundial que ocorre desde os anos 1990, focada na doença crônica que desregula os níveis de açúcar no sangue e traz diversas consequências sérias para a saúde.
Esse é o foco do novo episódio do podcast Olhar da Saúde, um bate-papo entre o jornalista Diogo Sponchiato, redator-chefe de VEJA SAÚDE, e o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, professor da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Além de fundador do portal Olhar da Saúde, Couri é especialista na doença.
No início da conversa, eles conversam sobre a coincidência em relação aos meses de conscientização, e sobre como o diabetes assusta menos as pessoas do que o câncer. “Ouso dizer que o diabetes traz mais estragos para a sociedade em termos de morbidade e mortalidade, porém isso não é percebido dessa forma”, comenta Couri.
O foco principal é o papel da imprensa na mudança deste cenário. “É um dever, em especial dos jornalistas que cobrem saúde, estarem atentos a essa missão de conscientização”, aponta Diogo.
Essa disseminação de informação muitas vezes inclui o básico: explicar que exames são necessários para rastrear a doença, os cuidados de estilo de vida que ajudam a reduzir o risco da doença e as novidades no tratamento.
+Leia também: Diabetes em transformação: o que está mudando no tratamento
Este último tópico, aliás, também é destaque no programa. Recentemente, os medicamentos análogos ao hormônio GLP-1, como a semaglutida, ficaram famosos por conta da obesidade, mas é no diabetes tipo 2 que eles se destacaram primeiro, trazendo grandes resultados no controle da glicemia.
Por fim, vale destacar que não basta colocar informações e estudos sobre diabetes em destaque nas notícias, mas também criar conteúdos capazes de gerar engajamento e mudança de comportamento.
Clique aqui para assistir ao episódio. Ou, se preferir, escute diretamente no Spotify: