Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Como nasce um remédio? – podcast Detetives da SAÚDE

Da "descoberta" de uma molécula promissora até a chegada do medicamento na farmácia, processos pra lá de curiosos são conduzidos por cientistas

Por Da Redação - Atualizado em 9 Apr 2020, 19h14 - Publicado em 4 Jul 2019, 06h30

Como nascem, se desenvolvem e, às vezes, até morrem os remédios? Essas são as perguntas que norteiam o sexto episódio do podcast Detetives da SAÚDE, que você pode ouvir abaixo.

Para ter ideia, de cada 10 mil substâncias testadas, só uma passa todas as barreiras necessárias para virar um medicamento. E haja esforço científico (e dinheiro) para chegar a esse tratamento novo.

Quem nos ajuda a contar a biografia das medicações é Gustavo Gross Belchior, biólogo e fundador da Core US, uma empresa que presta diversos serviços de consultoria científica. Segundo ele, é o rigor atual na aprovação de uma droga que minimiza o risco de casos como o da talidomida, um medicamento antigo que, tomado por mulheres grávidas, causou mais de 10 mil casos de malformações fetais.

Na companhia dos jornalistas Diogo Sponchiato e André Biernath, ele ainda falou sobre falsificação de remédio, genéricos e por aí vai. Você nunca mais vai olhar para uma farmácia do mesmo jeito!

Continua após a publicidade

Você pode ouvir esse programa do Detetives da SAÚDE logo abaixo. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube…

No Spotify:

 

No Youtube:

Continua após a publicidade

E aqui mesmo no nosso site:

Publicidade