Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pessoas com tique têm risco maior de suicídio

Estudo sueco deixa claro que não se deve encarar esse tipo de mania como algo caricato e superficial

Por Ana Luísa Moraes
Atualizado em 23 nov 2018, 10h42 - Publicado em 11 jul 2017, 19h09
suicídio-tique
 (Pedro Hamdan/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Os tiques, movimentos involuntários, rápidos e recorrentes, costumam aparecer na infância, mais ou menos entre os 4 e 6 anos de idade. Na maioria das vezes, a condição some naturalmente até o fim da adolescência. Porém, em aproximadamente 20% dos casos, o problema persiste na vida adulta – e é aí que mora o perigo. Pesquisadores suecos apontaram que esse grupo está quatro vezes mais propenso a tentar tirar a própria vida.

Feito com 7 736 pacientes, o estudo, do Instituto Karolinska, é o maior até hoje com portadores da desordem. Dados desses participantes foram comparados aos de 77 360 pessoas da população geral. E aí que está: mesmo considerando outros distúrbios psiquiátricos eventualmente presentes em indivíduos com tique, a manifestação dessa encrenca seguiu como um fator de risco para o suicídio.

O levantamento chama a atenção para a gravidade do transtorno, frequentemente enxergado como uma mania sem muita relevância. John Krystal, editor do periódico científico Biological Psychiatry, que publicou o trabalho sueco, comenta: “As ameaças do tique foram minimizados pela mídia, que retrata os indivíduos de um jeito cômico e caricato”.

Segundo os cientistas, esse trabalho ajuda a elaborar estratégias com o propósito de evitar consequências fatais da disfunção. Os dados também vão guiar os profissionais na identificação e monitoramento dos pacientes com comportamento suicida. Da nossa parte, convém desfazer estigmas e apoiar as pessoas com tique.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.