Maconha, trabalho e combate à fome: 8 frases de Pepe Mujica sobre saúde
Ex-presidente do Uruguai era um humanista e defendia direitos essenciais — à alimentação, ao lazer e ao bem-estar

Falecido nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica deixa um grande legado humanitário para o mundo. O político tratava um câncer de esôfago desde 2024 e, no início deste ano, havia anunciado que a doença se espalhara para o fígado.
Reverenciado por seguir um estilo de vida simples e altruísta, o político foi apelidado de “o presidente mais pobre do mundo” por abdicar de privilégios do seu cargo. Também ficou conhecido por ter aprovado a legalização da maconha no Uruguai, que se tornou o primeiro país a regulamentar o mercado da planta.
A visão crítica ao modo de vida moderno e capitalista também era uma de suas grandes marcas. Em discursos e entrevistas, defendia calorosamente os interesses dos trabalhadores do campo e das grandes cidades, o valor do lazer e do descanso e direitos básicos, da educação à alimentação.
Abaixo, confira oito frases marcantes que representam a visão do político latino-americano acerca de sua própria saúde, do bem-estar social e da preservação do planeta.
+Leia também: Morre Pepe Mujica: entenda o câncer no esôfago e os cuidados paliativos
1. Sobre a liberação da maconha
“Não gostamos de maconha nem de nenhum outro vício. Mas pior do que a maconha é o tráfico de drogas. O que está acontecendo é que, com essa abordagem repressiva, o narcotráfico está morrendo de rir. Há cada vez mais tráfico, gasta-se mais dinheiro com a polícia, com a prisão de pessoas. Estamos nos preparando para uma derrota esplêndida.”
Em entrevista concedida à Folha de S. Paulo em 2014, o ex-presidente explica a lógica por trás da legalização da cannabis no Uruguai.
2. Sobre tempo livre
“A vida humana não pode se resumir a trabalhar, pagar contas e fazer dívidas, como propõe o capitalismo. Defender o tempo livre e a liberdade é uma questão de princípios.”
Em participação das ações da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo, realizada em Montevidéu, em 2017.
+ Leia também: Tumor no esôfago: entenda problema de saúde de Pepe Mujica
3. Sobre consumismo
“Inventamos uma montanha de consumo supérfluo, e vivemos comprando e jogando fora. E o que estamos gastando é tempo de vida. Porque quando eu compro algo, ou você, não compramos com dinheiro, compramos com o tempo de vida que tivemos de gastar para ter esse dinheiro. Mas com uma diferença: a única coisa que não se pode comprar é a vida. A vida se gasta. E é miserável gastar a vida para perder liberdade.”
Este é um trecho da entrevista dada ao documentário Humano, produzido pelo jornalista francês Yann Arthus-Bertrand, lançado em 2015. Confira abaixo:
4. Sobre as mudanças climáticas
“Desencadeamos um fenômeno que deveríamos deter, mas não o faremos em tempo hábil. Já sabíamos há 30 anos o que iria acontecer. A ciência não falhou, a política falhou. Não estamos no nível da civilização que desenvolvemos e ela está contra nós. São mais fortes o sucesso do mercado e o lucro do que a defesa da natureza — e isso nos esmagará.”
Trecho de entrevista concedida à Radio10, da Argentina, em 2021. A conversa completa pode ser conferida no YouTube, em espanhol.
+ Leia também: A febre do planeta: como o aquecimento global mexe com a nossa saúde
5. Sobre a crise da produção alimentar
“A terra não pode ser um calvário de pobreza; ela deve ser também um instrumento de libertação, de compaixão e poesia, e não apenas de negócios. É preciso colocar a alma no plantio. Terra plantada sem alma é um fracasso.”
Filho de agricultores, Mujica sempre saiu em defesa dos pequenos produtores e criticou o manejo inadequado da terra pelo agronegócio. A declaração acima foi proferida durante a Feira Nacional da Reforma Agrária de 2017, promovida em São Paulo pelo Movimento Sem Terra (MST).
6. Sobre o câncer
“O câncer no meu esôfago está colonizando meu fígado. Não consigo impedir isso com nada. Porque? Porque sou uma pessoa idosa e porque tenho duas doenças crônicas. Nem o tratamento bioquímico nem a cirurgia são adequados para mim porque meu corpo não consegue lidar com isso.”
Em janeiro deste ano, ao semanário Búsqueda, o político se abriu sobre a piora de seu quadro.
+ Leia também: Por que os casos de câncer em jovens não param de crescer?
7. Sobre envelhecer
“Vocês vão envelhecer e ter rugas, e um dia vão se olhar no espelho e se perguntar se traíram a criança dentro de vocês.”
Mensagem de Mujica aos jovens presentes no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Brasil, em 2023.
8. Sobre a morte
“Se a morte não existisse, a vida não seria tão saborosa. A morte faz da vida uma aventura. O único milagre que há no mundo para cada um de nós é ter nascido. Porque havia 40 milhões de probabilidades que tivesse nascido outro, mas foi você. Mas como viver é cotidiano, não damos valor a isso, às coisas mais valiosas, à aventura de estar vivo.”
Reflexão em entrevista concedida ao jornal espanhol El País em outubro de 2024.