saudeLOGO Created with Sketch.

Aplicativo brasileiro promete ajudar no tratamento da ansiedade

No aplicativo Youper, os usuários são estimulados a enfrentarem seus medos - conheça esse novo método

Pense bem, qual seu maior medo? Contrair uma doença, andar de avião, ir ao dentista ou falar em público? Se você escolheu a última opção, saiba que não está sozinho. Esse é um dos maiores temores da humanidade – maior até que o próprio medo de morrer.

Pensando nisso, nas limitações da vida de alguém com fobia social e nos inúmeros casos que atendia em seu consultório, o psiquiatra brasileiro José Hamilton Vargou criou, em parceria com o desenvolvedor Diego Dotta, o Youper – um aplicativo para ajudar pessoas com problemas de ansiedade, timidez e fobia social. O gadget foi construído com base em pesquisas de Terapia Cognitivo Comportamental, uma das vertentes psicológicas mais eficazes no tratamento de ansiedade, e está disponível em inglês e português em versões para Android e IOS com planos semanais de R$25.

Veja também

Ao contrário da maioria dos apps do gênero, o Youper não é uma conversa de chat em que a pessoa conta seus medos e recebe o retorno de um profissional. Afinal, partindo do pressuposto de que você baixou algo para superar sua dificuldade em se comunicar, a última coisa que você deseja é, de fato, falar com alguém, não é mesmo? Por isso, ele funciona como uma plataforma personalizável em que cada um é testado e estimulado através de dicas e tarefas para bater de frente com suas frustrações.

Leia também: Rainy Day, um jogo brasileiro sobre ansiedade e depressão

Quando o usuário baixa o Youper, ele responde um questionário para medir o nível de habilidade social e também escolhe algumas situações que gostaria de se sentir mais confiante. Essa avaliação comportamental segue os parâmetros de um teste de ansiedade social criado na Duke University, nos Estados Unidos.

Através dos resultados obtidos nesta fase, os desenvolvedores do Youper perceberam que as circunstâncias mais temidas pelas 11 mil pessoas que já utilizaram o app são: parecer estúpido em algum evento social, fazer uma apresentação para uma plateia e falar com pessoas desconhecidas.

Leia também: Depressão faz tão mal para o coração quanto colesterol e obesidade

Depois que o usuário cumpre essas duas etapas, vai recebendo atividades para desafiar suas limitações e dicas práticas como treinamentos para respiração e táticas para não cair em pensamentos negativos. De tempos em tempos, a pessoa é convidada a refazer o teste de habilidade social para acompanhar a evolução.

Leia mais: Apps para perder peso funcionam?

Estima-se que metade da população mundial tenha algum grau de timidez e que 12% sofra de fobia social, mas menos de 10% delas chegam a ter algum tipo de acompanhamento psicológico ou diagnóstico. “Falta de informação e alto custo são as maiores barreiras para que essas pessoas superem a ansiedade social.

No Youper, como uma ferramenta pessoal podemos estar com o nosso usuário 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso é algo muito poderoso para ampliar a resposta a qualquer tratamento. E se o usuário também estiver se tratando com medicamentos e terapia, o aplicativo será mais um aliado de peso”, afirma Dr. José Hamilton Vargas.

Este conteúdo foi publicado originalmente na Superinteressante

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s