Zoom: para manter o abastecimento
Na imagem deste mês, apresentamos detalhes de um órgão muito importante para o metabolismo humano e relacionado à uma das doenças crônicas mais comuns do mundo

Mais modesto em tamanho e popularidade que outros órgãos, o pâncreas não se acanha em mostrar sua importância: é lá que células como a da foto produzem enzimas que atuam na digestão dos alimentos e fabricam hormônios que garantem o fornecimento de combustível ao corpo, caso da insulina, uma espécie de frentista que permite à glicose virar energia dentro de cada unidade do organismo.
- 20 cm é o tamanho médio do pâncreas. Ele fica acomodado no abdômen, logo atrás do estômago e entre o baço e o intestino delgado.
- 20 milhões de brasileiros têm diabetes, condição causada pela falência na produção de insulina ou pela resistência das células ao hormônio.
+ Leia também: Remédios para diabetes: farmácias devem exigir receituário médico?
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.