Livro convida brasileiros a conhecerem (de verdade) sua pele
Identificar as pistas que ela dá é crucial à saúde e à autoestima, defende Adriana Vilarinho, dermatologista e autora da obra
Cada pele apresenta características únicas, e saber ler seus sinais é o primeiro passo para resguardar a saúde dela — e a do corpo inteiro.
Eis o mote do novo livro da dermatologista Adriana Vilarinho, Saúde À Flor da Pele (Academia). “Quero que você perceba a sua pele como o reflexo de tudo o que você é, faz e vive”, diz a autora, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
De forma didática, a publicação esmiúça detalhes sobre a constituição e o funcionamento da pele — e esclarece o que mexe com ela de dentro pra fora e de fora pra dentro.
Organizada pela jornalista expert em saúde Lúcia Helena de Oliveira, a obra faz um amplo resumo sobre as condições dermatológicas mais frequentes: acne, estrias, cicatrizes, manchas… E ainda dá uma aula de skincare e outras dicas para você incorporar à rotina.
+LEIA TAMBÉM: Por que perdemos a sensibilidade na pele com a idade?
Saúde à Flor da Pele
Autora: Adriana Vilarinho
Organização: Lúcia Helena de Oliveira
Editora: Academia/ Planeta
Páginas: 240
Quatro pilares do autocuidado
O livro de Adriana Vilarinho frisa estes hábitos pelo bem da pele
Exercício físico
Atividades moderadas e constantes ao longo da vida inteira são essenciais, pois a microcirculação dos tecidos favorece a saúde da derme.
Dormir bem
E, se possível, cedo. A médica ressalta que isso favorece a liberação adequada dos hormônios, mantendo um metabolismo equilibrado para a pele.
Nutrição
Engloba tanto uma dieta balanceada quanto a manutenção de uma pele bem hidratada e nutrida com hidratantes e outros produtos recomendados.
Rotina de cuidados
O básico funciona: limpar, hidratar e proteger-se do sol. Mas a doutora vai além e dá dicas de como tonificar, esfoliar e tratar.