Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Varizes pioram com as altas temperaturas do verão

Aquelas veias dilatadas que incomodam muitas mulheres surgem com mais frequência no calor – assim como os sintomas de dor, inchaço, perna cansada...

Por Theo Ruprecht Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 jan 2020, 14h46 - Publicado em 9 fev 2018, 16h19
o que causa formigamento?
Formigamentos recorrentes podem indicar doenças e exigem um olhar médico. (Foto: Luiz Carlos Lhacer/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

As varizes não ganham destaque no verão só porque essa é a estação dos shorts, das saias e dos vestidos. O próprio calor pode agravar o quadro e os sintomas, como dores, ardência, inchaço – não, esse problema não é meramente estético.

Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) – Seção Rio de Janeiro, há um aumento de 20 a 30% no número de queixas por esse tipo de problema nas pernas. Por quê?

“Com a temperatura alta, há uma maior dilatação das veias das pernas”, introduz o angiologista Daniel Mendes Pinto, presidente da SBACV – Regional de Minas Gerais. “Em pessoas com varizes, isso piora os desconfortos ou o lado estético”, completa.

É possível, embora não comum, que o calorão até aumente o risco de complicações mais graves, como é o caso da flebite, uma inflamação nas veias. Se nada é feito, essa encrenca leva à trombose.

Para diminuir o risco de todas essas chateações, procure se refrescar, evite passar longos períodos em pé, maneire no salto alto e, se for o caso, emagreça. No mais, praticar exercício físico é sempre uma boa pedida, assim como usar meias de compressão (com prescrição médica, diga-se).

Continua após a publicidade

O profissional ressalta que, no verão, os consultórios dos médicos que tratam as varizes – os angiologistas e cirurgiões vasculares – acabam enchendo. “Mas isso é porque as mulheres expõem mais as pernas nessa época”, diz.

Embora alguns pacientes cheguem aos doutores por causa de dores, inchaço, coceira e por aí vai, os sintomas funcionais das varizes ainda são muito negligenciados.

O recado é: se sentir algum desconforto mais prolongado, principalmente nos membros inferiores, procure um profissional. Ainda mais se ele vier acompanhado do surgimento de pequenas veias esverdeadas nas pernas. Até porque oito a cada dez mulheres sofrerão com as varizes ao longo da vida.

Continua após a publicidade

E o tratamento?

Ele melhorou muito. Hoje em dia, há uma tendência para opções menos invasivas, dependendo do quadro.

“Para lidar com os sintomas, temos medicamentos novos e seguros”, comemora Mendes Pinto. “E, para liquidar as veias varicosas, recorremos a tratamentos como o laser e a espuma, entre outros”, completa.

Só quando as veias defeituosas são grandes que a cirurgia de fato é inevitável. Mas ela também é bastante segura e eficaz.

Continua após a publicidade

Quer saber mais as varizes? Então ouça nosso podcast sobre o assunto:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.