Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vacina da gripe é ligada a risco 34% menor de problemas cardiovasculares

Revisão de estudos sugere que a vacinação contra a gripe poderia evitar mais do que complicações respiratórias. Campanha de 2022 está em andamento

Por Da Redação
Atualizado em 4 jul 2022, 17h49 - Publicado em 16 Maio 2022, 11h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma revisão de estudos assinada por pesquisadores de instituições americanas e canadenses ligou a vacina da gripe a uma maior proteção contra problemas cardiovasculares sérios, a exemplo de um infarto. Segundo o trabalho, indivíduos teriam um risco 34% menor de desenvolver esses males nos 12 meses seguintes após a vacinação.

    Publicado no periódico científico Jama Network Open, a investigação compilou dados de estudos clínicos randomizados conduzidos entre 2000 e 2021. Todos esses trabalhos comparavam voluntários que receberam a vacina contra o vírus influenza ante indivíduos que não a tomaram ou que receberam uma injeção com uma substância sem efeito terapêutico (placebo).

    +Leia também: Como a Covid-19 tornou o combate à gripe ainda mais complexo

    No total, seis estudos foram incluídos, com um total de 9 001 participantes. Eles possuíam, em média, 65 anos.

    A partir das informações coletadas, os cientistas observaram que 3,6% dos imunizados apresentaram algum problema cardiovascular sério em até 12 meses. Esse número subiu para 5,4% na turma não vacinada. Isso representa uma redução de 34% no risco de panes no coração.

    Continua após a publicidade

    Entre pessoas que haviam sofrido recentemente um infarto, os dados foram ainda mais significativos. Os vacinados desse grupo tinham um risco de manifestar outro chabu similar 45% menor, em comparação com os não vacinados.

    BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

    DISTRIBUÍDO POR

    Consulte remédios com os melhores preços

    Favor usar palavras com mais de dois caracteres
    DISTRIBUÍDO POR

    “Dado que a gripe é uma ameaça à saúde populacional também durante a pandemia de Covid-19, é essencial aconselhar os pacientes de alto risco sobre os benefícios cardiovasculares da vacina contra o influenza”, escrevem os autores no artigo.

    Continua após a publicidade

    Outros trabalhos já vinham mostrando a proteção desse imunizante para o coração. Isso porque a gripe pode, entre outras coisas, estressar o organismo ao ponto de o coração não suportar. Em alguns casos, ela alteraria a frequência cardíaca. Além disso, a infecção não raro evolui para uma pneumonia, que também é associada a problemas cardiovasculares.

    “A vacinação anual contra a gripe sempre foi indicada por sociedades de especialidade e governos de todo o mundo, principalmente em pacientes de maior risco. Sabe-se que qualquer inflamação pode afetar o funcionamento de outros órgãos e sistemas, inclusive o coração. Estudos indicam que prevenir a inflamação causada pela gripe se associa à redução do risco de doença cardiovascular, o que é uma excelente notícia. Todos devem se vacinar, sempre”, diz o cardiologista Roberto Kalil, diretor de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês e presidente do InCor (Instituto do Coração).

    No Brasil, a campanha de vacinação contra a gripe está em andamento – as doses serão oferecidas para públicos específicos no SUS. Na rede privada, qualquer pessoa sem contraindicação pode buscar sua dose.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.