Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90

Último Dia D de vacinação contra sarampo e pólio acontece este sábado

Municípios que não atingiram a meta de dar a vacina a 95% das crianças foram orientados pelo Ministério da Saúde a estenderem a campanha por mais um dia

Por Maria Tereza Santos
Atualizado em 3 set 2018, 15h45 - Publicado em 30 ago 2018, 14h10
Dia D da campanha de vacinação sarampo e poliomielite 2018
Campanha será estendida por mais um dia nas cidades que não atingiram a meta (Ilustração: Pedro Hamdan/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

No sábado (1º de setembro), vai acontecer mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite de 2018. O esforço do governo originalmente acabaria na sexta, 31 de agosto, mas será estendido por mais um dia nos estados e municípios que ainda não atingiram a meta de 95% das crianças imunizadas – como você verá abaixo, são quase todos.

Os pequenos de 1 a menos de 5 anos que não receberam a dose neste ano devem ser levados aos postos de saúde. Isso vale mesmo aos que tomaram as injeções anteriormente.

Cada cidade é responsável por organizar essa mobilização de última hora. Para saber se o Dia D ocorrerá na sua cidade, verifique com a Secretaria Municipal de Saúde local.

“Queremos impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. Por isso, convocamos pais e responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram imunizadas aos postos de saúde, independentemente da situação vacinal. A campanha é indiscriminada este ano“, afirma o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em comunicado à imprensa.

Os resultados da campanha até agora

De acordo o Ministério da Saúde, até o dia 28 de agosto, 70% das crianças brasileiras haviam tomado as gotinhas e levado a injeção. Em todo o país, foram aplicadas mais de 15,7 milhões de doses.

Continua após a publicidade

O único estado que superou a meta de 95% até o momento é o Amapá, atingindo 99,81% para pólio e 99,43% para sarampo. O Rio de Janeiro, com 51,2% do público-alvo vacinado para paralisia infantil e 52,4% para sarampo, e o Distrito Federal (com 54% e 53,7%, respectivamente), ocupam os últimos lugares na lista.

Duas capitais ultrapassaram a meta. Macapá (AP) alcançou 100% e 99,8%, para poliomielite e sarampo, respectivamente, e Porto Velho (RO) chegou a 98,3% nas duas doenças.

A situação do sarampo no Brasil

Já foram 1 553 casos confirmados – outros 6 975 permanecem em investigação. O país enfrenta basicamente dois surtos de sarampo: no Amazonas, que computa 1 211 episódios confirmados e 6 905 em avaliação, e em Roraima, que registra 300 casos e 70 em averiguação.

Até o momento, foram identificados sete óbitos por sarampo, sendo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e três no Amazonas (todos brasileiros).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.