Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Tretinoína: conheça o ativo que é o padrão-ouro para rejuvenescimento

Apesar de consagrado e muito estudado, ácido retinóico deve ser usado apenas com orientação médica para evitar efeitos colaterais

Por Ingrid Luisa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 abr 2025, 18h11 - Publicado em 23 abr 2025, 18h10
tretinoina-envelhecimento
Tretinoína é comercializada nas farmácias por diversas marcas  (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

A tretinoína é um medicamento da família dos retinóides, ativos para a pele derivados da vitamina A, que fazem barulho nas redes sociais por conta de suas diversas ações, como rejuvenescimento, melhora de manchas ou de acne.

Recentemente, medicamentos à base dessas moléculas viralizaram por conta de seus resultados, mas surgiram diversas queixas de sensibilização, manchas e até queimaduras pelo uso incorreto.

Aqui, entenda tudo sobre a tretinoína, também conhecida como ácido retinóico.

+Leia Também: Uso de dermocosméticos anti-idade por crianças e adolescentes é perigoso

O que é?

A tretinoína é basicamente o ácido retinóico ativo, ou a forma oxidada da vitamina A, que consegue agir mais diretamente e com mais intensidade na pele.

Por isso, esse ativo é considerado um medicamento, não um cosmético.

“Nos cosméticos, usa-se precursores de ácido retinóico, como retinaldeído ou retinol. A tretinoína é a versão pura e ativa do ácido, por isso é mais potente e, se usada sem orientação médica, pode gerar mais efeitos colaterais”, explica a médica Lilia Guadanhim, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

+Leia Também: Decifre o skincare: saiba o que ele realmente faz por você

Para que serve a tretinoína?

Esse medicamento pode ser indicado para várias ações, daí sua popularidade. Consulte sempre um médico para averiguar se o tratamento é para você.

Continua após a publicidade

Confira algumas indicações comuns:

  • Anti-envelhecimento

É considerado padrão-ouro para tratamento de envelhecimento, pois acelera o processo de renovação celular e estimula o colágeno, aumentando até a espessura da derme, camada da pele que afina com o passar dos anos.

“Ela é muito eficaz pois consegue atuar como reguladora da expressão gênica lá no núcleo das células, resultando nesse processo de proliferação celular. Os efeitos principais são acelerar o turnover [renovação celular], reduzir linhas finas, dentre outros”, explica a dermatologista.

  • Acne
Continua após a publicidade

Ele ajuda na não obstrução dos poros, assim barrando a formação das espinhas.

Isso porque a tretinoína age nos queratinócitos, células da epiderme que produzem queratina, impedindo a união delas e a formação de uma hiperqueratose, o que pode entupir os poros.

O ativo também facilita a eliminação de cravos e espinhas internas, além de evitar formação de manchas.

  • Melasma, dermatoporose, estrias

Pelo seu poder de renovação celular e estimulação do colágeno, ele pode ajudar a clarear ou a reduzir a visibilidade de manchas ou estrias. Também ajuda a densificar mais a pele, sendo efetivo contra a dermatoporose, quadro caracterizado pela perda de colágeno e da densidade natural da derme.

Continua após a publicidade

+Leia Também: Exossomos: a nova aposta no mundo dos cosméticos

Efeitos colaterais e contraindicações

Como promove a renovação celular, o medicamento pode deixar a pele sensibilizada, e isso pode ter consequências bem graves: “O ácido retinóico é extremamente irritante, por isso é essencial a indicação e orientação médica”, crava Lilia.

“Muita gente começa a usar por conta própria e a pele descasca, e a pessoa ainda acha que descascar é bom, porque você está ʽtrocandoʼ aquela pele. Não é verdade, pele sensibilizada pode causar o que a gente chama de hiperpigmentação pós-inflamatória, e a pessoa acaba ganhando uma mancha porque a sua pele ficou muito inflamada ou até queimada”, explica a dermatologista.

Por essa característica, pessoas com rosácea ou pele sensível costumam não tolerar esse ativo. Procure sempre um especialista antes de iniciar o uso.

+Leia Também: O melhor protetor solar para quem odeia protetor solar

Como usar a tretinoína?

A receita básica para conseguir os benefícios desta medicação é usar hidratante antes de aplicar na pele e caprichar na proteção solar.

Por ser um ácido, o contato direto com a radiação solar pode manchar a pele, então é essencial nunca esquecer do protetor. Manter a pele bem hidratada ajuda a reduzir a irritação gerada pelo ativo.

Continua após a publicidade

Confira a bula aqui.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.