Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Treinar os pais para lidar com o TDAH é tática que traz resultado

Junto às medicações, estratégia se mostrou eficaz no controle do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças

Por Ingrid Luisa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 dez 2022, 16h37 - Publicado em 28 dez 2022, 13h09
criança com tdah
Treinamento oferecido aos pais tende a beneficiar crianças com tdah.  (foto: John Kevin/Getty Images)
Continua após publicidade

Cada vez mais presente nas rodas de conversa dos pais e em suas redes sociais, o TDAH é um distúrbio neurobiológico que costuma dar as caras na infância.

Os sintomas mais comuns são desatenção, inquietude e impulsividade, que muitas vezes se confundem com o desenvolvimento natural das crianças.

“É por volta dos 5 anos de idade que o problema começa a ser percebido e a gerar prejuízos sociais”, afirma Guilherme Polanczyk, professor de psiquiatria da infância e adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Mas qual é o melhor jeito de tratar a condição antes dos 7 anos? O médico e seus alunos de doutorado desenvolveram um estudo para responder à pergunta.

Ele englobou 153 famílias por oito semanas e testou se a adoção conjunta de um medicamento para o transtorno (metilfenidato) e de técnicas comportamentais ensinadas aos pais para lidar com as crianças traria bons resultados.

Continua após a publicidade

Conclusão: a combinação reduziu a frequência e a intensidade dos sintomas de TDAH. “O diagnóstico em crianças pequenas pode ser difícil, mas profissionais especializados conseguem fazê-lo, e tratar desde cedo é o melhor cenário”, diz o professor.

+Leia Também: TDAH: há uma epidemia por aí?

O que é o treinamento parental?

“Os pais costumam ser muito punitivos diante de crianças com TDAH. Brigam, reclamam e não sabem como reagir frente a comportamentos que são sintomas do transtorno”, contextualiza Guilherme Polanczyk.

Por isso, a pesquisa coordenada pelo psiquiatra na USP avaliou um treinamento dado a pais e cuidadores que os municia de orientações e estratégias para encarar diferentes situações na rotina.

Continua após a publicidade

Essa capacitação ajuda as famílias a entender e responder melhor a manifestações de oposição, irritabilidade e agressividade dos pequenos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.