saudeLOGO Created with Sketch.

Tratamentos alternativos para a ejaculação precoce

O problema abala a confiança masculina e pode causar depressão. Mas não faltam supostas saídas para superá-lo. Uma investigação avalia se funcionam

Uma equipe da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, se debruçou em estudos com quatro tipos de terapia alternativa para a ejaculação precoce, condição que atinge até 30% dos homens. Incluíram na revisão acupuntura, ervas medicinais chinesas e indianas, além de uma pomada à base de plantas de origem coreana. Dessas, a que apresentou melhor resultado foi a pomada, aumentando o tempo de penetração em até oito minutos. Apesar disso, o médico Eduardo Bertero, da Sociedade Brasileira de Urologia, alerta: “Tratamentos alternativos têm pouca confirmação científica. Os convencionais já são eficazes, e alguns mostram resultados imediatos ou em poucos dias”. Antes de apelar a qualquer solução, fale com o doutor.

Veja também

O tempo da ejaculação precoce

Tecnicamente, a ejaculação é considerada precoce se acontece em até um minuto após o começo da penetração. Mas, na prática, Bertero diz que é quando o clímax é atingido sem que o homem queira, de forma incontrolável. “Apesar de englobar todas as idades, a disfunção é mais comum em pessoas com menos de 35 anos, e é encarada como um problema ao ocorrer repetitivamente por mais de seis meses”, explica.

Arsenal validado

Psicoterapia

As sessões são bem-vindas para domar a ansiedade, associada à ejaculação precoce.

Antidepressivos

Podem ser prescritos, mas se mostram mais eficientes se combinados à terapia.

Exercícios masturbatórios

Parar quando se está próximo à ejaculação ajuda no autocontrole.

Dapoxetina

Remédio ingerido de uma a três horas antes da relação, também requer orientação médica.

Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.