TGP alto: o que significa?
Taxas elevadas da enzima detectadas a partir de exame de sangue podem indicar problemas no fígado
Em meio às siglas embaralhadas dos resultados de exames de sangue, você pode se deparar com cifras que ficaram fora dos intervalos indicados como normais.
A elevação da transaminase glutâmico-pirúvica – mais conhecida pela sigla TGP – pode ser sinal de problemas no fígado. A recomendação é buscar um especialista assim que receber o laudo laboratorial do exame.
Para que serve o teste de TGP?
A TGP é uma enzima produzida pelo organismo no fígado. Em um exame de sangue simples, é possível detectar a elevação das taxas de TGP na circulação, que indica lesões hepáticas.
Quando o fígado é danificado por alguma doença ou trauma, a TGP é liberada na corrente sanguínea, o que permite a identificação do problema de saúde por meio dos níveis da enzima.
A TGP é chamada também de alanina aminotransferase.
A dosagem de TGP pode ser solicitada em casos de suspeita de danos ao fígado, uma possibilidade diagnóstica frente a sintomas como:
- Fadiga;
- Urina escura e fezes claras;
- Icterícia;
- Náusea, vômito e diarreia;
- Perda de apetite;
- Dor abdominal
O exame ainda faz parte da investigação de casos de cirrose hepática e intoxicação por medicações ou toxinas. O teste também pode integrar um check-up de rotina.
+Leia também: O subdiagnóstico das hepatites virais no Brasil
TGP alto no exame de sangue
Somente um especialista pode investigar e diagnosticar a condição de saúde associada à alta da TGP no exame de sangue. É essencial avaliar o exame de sangue como um todo, bem como ter em conta o histórico familiar e outros achados no exame físico.
De maneira geral, a elevação da TGP pode ser indicativa de:
- Hepatite A, B ou C;
- Uso de determinados medicamentos;
- Diabetes;
- Gordura no fígado;
- Infecções;
- Tumores;
- Trauma no fígado;
- Intoxicação.
E o que é o TGO?
A transaminase glutâmico oxalacética, conhecida pela sigla TGO, é outra enzima. Ela está presente tanto nas células do fígado quanto nos músculos cardíacos e esqueléticos, bem como no pâncreas e nos rins.
É comum que médicos solicitem a dosagem de TGP e TGO em um mesmo exame de sangue – a comparação entre os valores desses dois indicadores pode dar indícios de condições de saúde.
A dosagem de TGO também é usada para diagnosticar problemas no fígado, mas além disso, serve para avaliar se houve infarto do miocárdio e indicar casos de pancreatite.
A TGO ainda funciona como indicador de mononucleose, doenças renais, distrofia muscular e convulsões. Ela pode ser conhecida também como aspartato aminotransferase.
Quais os valores de referência da TGP?
O valor considerado normal para a TGP fica na faixa de 7 a 56 unidades por litro de soro – a parte líquida do sangue avaliada no exame.
Já o valor de referência para a TGO é de 5 a 40 unidades por litro de soro.
Esses valores podem variar de acordo com a idade do paciente e o método de avaliação utilizado pelo laboratório.