Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Teste de Covid-19 pelo celular

Método criado por brasileiros poderá facilitar triagem em hospitais, eventos e empresas

Por Chloé Pinheiro 16 jul 2021, 14h12

No lugar do incômodo cotonete do teste padrão, uma gota de saliva para detectar o coronavírus em segundos. É essa a proposta da startup Visto.bio, que busca viabilizar uma ideia desenvolvida por pesquisadoras do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

Trata-se de um teste eletroquímico, feito com um sensor descartável acoplado a uma espécie de pen drive, que encaixa em qualquer celular. Ele é equipado com um anticorpo produzido em animais, que se liga a proteínas presentes no vírus Sars-CoV-2. “É um esquema ‘chave e fechadura’, que traz um resultado confiável em segundos e tem se mostrado semelhante ao do RT-PCR”, explica a química Talita Mazon, uma das inventoras.

A empresa está em fase de validação e busca parceiros, como hospitais, para testar o produto em larga escala.

  • E mais precisão para checar os anticorpos

    A MedLevensohn acaba de lançar um exame para investigar contatos prévios com o coronavírus. Na linha dos testes sorológicos rápidos, ele caça os anticorpos neutralizantes, desenvolvidos especificamente contra as proteínas que recobrem o patógeno.

    Seu diferencial é a capacidade de identificar duas partes diferentes dessa estrutura, o que aumenta sua precisão, segundo o fabricante.

    Fontes: Renan Serrano, CEO da Visto.bio; Anna Luiza Szuster, diretora de Relações Internacionais da MedLevensohn 

    Continua após a publicidade
    Publicidade