Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Sarcoma sinovial: o que é o câncer raro de Vera Viel

Ex-modelo e esposa de Rodrigo Faro anunciou nas redes sociais o diagnóstico, após observar um nódulo na coxa

Por Maurício Brum
Atualizado em 10 out 2024, 15h53 - Publicado em 10 out 2024, 15h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • vera-viel-rodrigo-faro
    Vera Viel vai fazer cirurgia para remover o nódulo (Redes sociais/Reprodução)

    A ex-modelo e apresentadora Vera Viel, esposa de Rodrigo Faro, informou nas redes sociais nesta quinta-feira (10) que foi diagnosticada com um tipo raro de câncer. O quadro, que surgiu como um nódulo na coxa esquerda, foi diagnosticado como um sarcoma sinovial.

    Na mesma postagem, Viel anunciou que se submeteria a uma cirurgia para remoção do tumor no dia seguinte.

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Vera Viel (@veraviel)

    O sarcoma sinovial é um dos chamados sarcomas de tecidos moles, que afetam músculos, cartilagens, gordura, nervos, tendões e vasos sanguíneos entre outras estruturas conectivas. Embora possam surgir em qualquer parte do corpo, é mais comum que apareçam na barriga, nos braços ou nas pernas, como foi o caso de Vera Viel.

    Continua após a publicidade

    Os sinoviais, especificamente, costumam ocorrer próximos de grandes articulações, como os joelhos, e são mais comuns em adultos jovens.

    +Leia também: O que é sarcoma? Saiba mais sobre esse câncer, seus sintomas e tratamentos

    Quais os sintomas do sarcoma sinovial? Como ele é diagnosticado?

    Quando o câncer permanece localizado, o normal é que o único sintoma perceptível seja um inchaço ou nódulo sob a pele, na região afetada. Essa alteração pode causar incômodo, mas em muitos casos ela pode permanecer indolor, o que pode reduzir o nível de alerta e atrasar a busca por diagnóstico.

    Por isso, a recomendação é sempre procurar orientação médica caso você perceba o aparecimento de quaisquer nódulos ou outros tipos de alterações sob a pele, de modo a identificar corretamente o quadro. É importante observar que, sem os exames adequados, o sarcoma sinovial pode ser enquadrado erroneamente como outra doença articular, como uma artrite ou bursite.

    Exames de imagem como ressonância magnética e tomografia são utilizados para delimitar melhor o quadro, e uma biópsia é fundamental para confirmar ou descartar uma suspeita de câncer.

    Continua após a publicidade

    Qual o tratamento do sarcoma sinovial?

    Esse câncer costuma ter um crescimento relativamente lento, o que favorece sua remoção cirúrgica. A operação em geral foca na retirada do próprio tumor e de alguns tecidos saudáveis ao redor, para reduzir os riscos de metástase.

    No passado, a técnica poderia envolver até amputação do membro afetado, mas novos procedimentos de diagnóstico e tratamento reduziram a necessidade de métodos tão extremos.

    Ainda assim, como em todos os tipos de câncer, o prognóstico é sempre melhor quanto mais cedo ele for diagnosticado: em estágios iniciais, a área removida com cirurgia é menor.

    Em geral, a remoção do nódulo é o método preferencial de tratamento, mas ela não costuma ocorrer de forma isolada – quimioterapia e/ou radioterapia também podem ser empregadas, conforme avaliação médica, para reduzir as chances de recidivas.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.