Se você já teve uma bolha em algum ponto da boca, pode ter sofrido com um caso de mucocele sem nem saber.
Trata-se de uma lesão que geralmente surge devido ao acúmulo de saliva de uma glândula salivar obstruída, é caracterizado por bolhas que normalmente ocorrem nos lábios, mas podem surgir em qualquer parte da boca, incluindo bochechas, língua e céu da boca.
Também conhecida como cisto mucoso, a mucocele é benigna, geralmente associada a hábitos ou traumatismos eventuais, como morder os lábios ou a bochecha.
Apesar de terem algumas características parecidas, a mucocele não é a mesma coisa que uma afta. Uma das principais diferenças entre elas é que a afta já surge como uma úlcera dolorosa. No caso da mucocele, pode não haver dor até que a bolha estoure.
Causas da mucocele
A mucocele pode se desenvolver em adultos ou crianças. Na maioria das vezes, está relacionada a traumas na região bucal, sejam acidentais ou não. No entanto, há situações em que ela surge espontaneamente.
As principais causas envolvem:
- Hábito de morder os lábios ou bochechas;
- Pancadas ou queimaduras na região da boca;
- Traumas durante a escovação dos dentes.
Essas ocorrências podem causar a obstrução de alguma glândula salivar, levando à formação da protuberância, uma vez que as glândulas são impedidas de expelir a saliva produzida.
Quais os sintomas?
Na maioria dos casos, a mucocele não causa dor, mas uma pequena bolha de líquido transparente. Entretanto, a depender do local onde a lesão ocorre, os sintomas podem ser diferentes. Os sintomas mais comuns são:
- Inchaço em forma de bolha, contendo um líquido incolor;
- Vermelhidão;
- Desconforto ou dor: a dor não é comum, mas pode ocorrer, principalmente se houver recorrência dos traumas na região ou se a bolha estourar.
É importante atentar para o aspecto da lesão: a mucocele pode apresentar uma cor levemente rosa ou azulada, mas é recomendado investigar caso haja qualquer mudança de coloração.
O quadro também não tende a piorar. Por isso, caso se perceba o crescimento da lesão ou dor, deve-se procurar um especialista.
Como tratar a mucocele
De maneira geral, a mucocele costuma desaparecer sozinha, sem necessidade de qualquer procedimento, principalmente em lesões pequenas e que não causam desconforto.
Em lesões maiores e nas quais não ocorre a melhora espontânea, poderá ser necessário um pequeno e simples procedimento cirúrgico. Para isso, um especialista deverá ser consultado.
O procedimento muitas vezes é realizado por odontologistas ou por cirurgiões de cabeça e pescoço. A recuperação é rápida e a intervenção não requer internação.