saudeLOGO Created with Sketch.

Quer parar de fumar? Então fique literalmente mais longe do maço

Pesquisa mostra que, quanto maior a distância entre a casa de um tabagista e uma loja que vende cigarro, maior a chance de acabar com esse hábito

Parar de fumar não é uma tarefa fácil — mas manter distância de lugares que vendem cigarro pode dar uma forcinha. É isso o que diz um estudo da Universidade de Turku, na Finlândia.

Os pesquisadores analisaram informações de 20 729 fumantes e ex-fumantes de dois levantamentos anteriores. Descobriu-se, então, que as chances de parar com o vício aumentam de 20 a 60% para cada 500 metros de distância entre a moradia e a loja mais próxima que vende cigarros.

Em outras palavras, quanto mais longe se precisa ir para conseguir um maço, maior a probabilidade de parar. Curiosamente, o estudo não notou a mesma associação entre ex-fumantes. Ou seja, uma vez que o sujeito já abandonou o tabaco, o risco de recaída não parece ser influenciado pela distância do estabelecimento.

Leia também: O cigarro aumenta mesmo a pressão?

Mas é preciso ter muita cautela. Segundo os autores, os dados foram obtidos exclusivamente na Finlândia, um país com fortes políticas antitabagistas. Os resultados, portanto, podem ser diferentes em outras partes do mundo. De qualquer jeito, vale a pena testar, uma vez que não existe um limite seguro para o consumo de cigarro.